Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Haddad: se o Ciro fosse para o 2º turno, você acha que eu iria à Europa?

Haddad: se o Ciro fosse para o 2º turno, você acha que eu iria à Europa?

Ele espera que Lula seja candidato em 2022
publicado 12/06/2020
Comments
Untitled-16.jpg

(Ricardo Stuckert)

O ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou, em entrevista à BBC News, que espera que o PT possa contar com a candidatura de Lula à Presidência em 2022. Falou, ainda, sobre a chance de construir uma aliança que englobe, entre outros, Ciro Gomes e FHC para evitar a reeleição de Jair Bolsonaro.

"Nós esperávamos que isso acontecesse em 2018. A nossa expectativa era de que quem fosse com Bolsonaro para o segundo turno tivesse o apoio de todos os demais. Essa era a expectativa de todo mundo que disputou aquela eleição. Então, eu não cometerei esse erro se por acaso o PT não estiver no segundo turno. Eu posso te assegurar. Eu não cometerei esse erro. Não sei quem será o candidato do PT. Espero que seja o Lula. Torço muito para que tudo dê certo, como advogado dele e como cidadão", afirmou.

Ainda em relação à eleição de 2018, complementou: "se o Ciro fosse para o segundo turno, você acha que eu iria para a Europa? A chance de eu ir para o segundo turno era muito pequena. Eu tive 20 dias de campanha. Eu podia ter ficado nos 3% ali. Nos 5%, nos 10%".

Haddad também afirmou que a proximidade cada vez maior de Jair Bolsonaro com o outrora demonizado Centrão deve, em tese, atrasar qualquer pedido de impeachment contra o presidente.

"Os movimentos recentes do Bolsonaro, de franquear cargos importantes da República para o Centrão, faz crer que essa agenda vai, no mínimo, se atrasar. (São) cargos que jamais foram franqueados para essas forças a quem ele nunca respeitou, embora fosse parte. Porque vamos lembrar que Bolsonaro sempre pertenceu a partidos do Centrão. A vida toda ele foi do Centrão. Mas ele se elegeu dizendo que jamais faria acordo com o que, nos dizeres dele, era o pior do Brasil. Quando o Centrão se associou à candidatura Alckmin, o general Heleno e o próprio Bolsonaro se referiram a esses partidos como a nata do que o Brasil tinha de pior", disse.