Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Filho de Bolsonaro desafia STF a derrubar o pai

Filho de Bolsonaro desafia STF a derrubar o pai

Você acha que milhões vão para a rua pedir para soltar o Gilmar?
publicado 21/10/2018
Comments
Gil2.jpg

Eduardo Bolsonaro, filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro e eleito deputado federal pelo PSL de São Paulo com 1.843.735 votos (crescimento de 2030% em relação ao seu desempenho no pleito de 2014, o que o tornou o deputado federal mais votado da história), ameaçou o Supremo Tribunal Federal em uma palestra pouco antes do primeiro turno das eleições.

O vídeo foi divulgado pelo Diário do Centro do Mundo:


Plateia (a partir de 0’15’’):
Saiu uma pesquisa há pouco tempo agora, do DataPoder, com a possibilidade do seu pai ser eleito no primeiro turno, jogando por terra a pesquisa do Ibope e Datafolha também.

Seu pai sendo eleito no primeiro turno, há possibilidade de o STF - que há uma previsibilidade - de ele agir, impedir que seu pai assuma? E isso acontecendo, o Exército pode agir sem ser invocado? Salvo engano, artigo primeiro? Se isso acontecer…?

Eduardo Bolsonaro: A gente tá caminhando para um estado de exceção, né. O STF vai ter que pagar pra ver. E aí, quando ele pagar pra ver, vai ser ele contra nós.

Assim, você tá indo para um pensamento que muitas pessoas falam e muito pouco pode ser dito. Mas se o STF quiser arguir qualquer coisa, sei lá…

“Recebeu uma doação ilegal de cem reais do José da Silva”. Pô, impugna a candidatura dele. Eu não acho isso improvável, não. Mas aí vai ter que pagar pra ver. Será que eles vão ter essa força, mesmo?

O pessoal até brinca lá, cara. Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe, cara. Manda um soldado e um cabo.

Não é querer desmerecer o soldado e o cabo, não.

O que que é o STF, cara? Tira o poder da caneta de um ministro do STF. Que que ele é na rua? Você acha que a população…? Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular a favor dos ministros do STF? Milhões nas ruas? “Solta o Gilmar! Solta o Gilmar!”

Com todo o respeito que eu tenho ao excelentíssimo ministro Gilmar Mendes… Deve gozar de imensa credibilidade junto aos senhores.

Isso aí vai ser um momento que você vai ter que ter… Vai ter que medir… É igual soltar o Lula. O moro peitou um desembargador que tá acima dele. Por que? Porque o Moro tá com moral pra cacete, cara. Você vai ter que ter um culhão filha da puta pra conseguir reverter uma decisão dele.

Ele só joga lá, cara. Quero ver quem que vai dar contrário.

Eduardo Bolsonaro entrou na política em 2014, quando foi eleito deputado federal pelo PSC de São Paulo (apesar da base política da família ser o estado do Rio de Janeiro). É conhecido pela oposição aos direitos das pessoas LGBT e às políticas de cotas nas universidades públicas. Já apresentou projetos de lei pelo fim do estatuto do desarmamento (em 2014, foi a um protesto na Avenida Paulista com arma na cintura) e pela criminalização do comunismo no território nacional.

Eduardo Bolsonaro também votou a favor do Golpe que derrubou a presidenta Dilma, da PEC da Morte e da revogação da Lei Áurea. Atualmente, é um dos cotados para assumir a presidência da Câmara.

Assim como o pai, o deputado também foi denunciado por ameaças a uma ex-companheira.

Em junho de 2018, Eduardo Bolsonaro criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal de libertar o ex-ministro José Dirceu: “alguém tem que parar o STF!”.

Poucos meses antes, em dezembro de 2017, o deputado declarou que “se o STF absolver todos os corruptos, eu apoiaria qualquer quebra de legalidade”.