Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / FHC tomou grana até de cervejaria...

FHC tomou grana até de cervejaria...

Mas, sabe como é, Moro, não vem ao caso... Odebrecht só para ferrar o Lula...
publicado 08/06/2018
Comments
Andando.jpg

Do Globo Overseas:

Após pedido de FH, empresas usadas pela Odebrecht fizeram doações a tucano


Duas empresas ligadas ao Grupo Petrópolis, usadas pela Odebrecht para pagamentos ilegais de caixa 2 a políticos e investigada pela Lava-Jato, fizeram, em 2010, doações ao candidato ao Senado tucano pelo Mato Grosso Antero Paes de Barros Neto. Esses recursos foram supostamente o resultado de um pedido do ex-presidente Fernando Henrique a Marcelo Odebrecht. As informações foram obtidas por meio de um cruzamento dos dados da planilha paralela da Odebrecht, apreendida na 23ª fase da Lava-Jato, e a prestação de contas do candidato tucano. A doação foi legal.

Nesta semana, e-mails encontrados pela Polícia Federal em um dos notebooks de Marcelo Odebrecht apontam uma troca de mensagens entre ele e FH. O tucano pede para que a Odebrecht contribua para a campanha de Paes de Barros.

Fernando Henrique disse ontem que os e-mails selecionados pela defesa do ex-presidente Lula revelam “apenas solicitações regulares de doação a candidatos, quando a legislação assim o permitia, inclusive com a indicação da conta oficial da campanha”. FH acrescentou: “Posso ter pedido, mas era legal. Não sei se deram e não foi a troco de decisões minhas, pois na época eu estava fora dos governos, da República e do estado”.

Segundo a delação premiada de ex-executivos da Odebrecht, a cervejaria era usada pela Odebrecht para “terceirizar” parte dos pagamentos para atender a políticos.

Na planilha da Odebrecht, a citação ao candidato ao Senado por Mato Grosso relata pagamento de R$ 100 mil em 29 de setembro de 2010 para a sua campanha — sete dias após e-mail de FH cobrando de Marcelo Odebrecht a doação para os candidatos Antero e também Flexa Ribeiro. (...)

Leia também no Conversa Afiada: