Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Fascistas agridem militantes do PT no RS

Fascistas agridem militantes do PT no RS

Pimenta: agressões têm o mesmo fundo que levou à execução de Marielle
publicado 23/03/2018
Comments

Grupos de extrema-direita do Rio Grande do Sul agrediram quatro militantes do PT durante a passagem da Caranava do Presidente Lula pela cidade de Cruz Alta.

Uma das agredidas, Deise Miron, contou à Forum que levou um soco no olho, foi agarrada pelos cabelos e atirada ao chão, quando recebeu diversos chutes.

Reportagem da Rede Brasil Atual mostra que esses grupos se organizaram pelo WhatsApp.

Em um dos áudios que a matéria apresenta, um homem detalha a tentativa de furar os pneus da comitiva de Lula:

"Ai, Gaudério, tranquilo ai, ou não?! Faz uns 35 minutos que eles saíram daqui, lá onde nós estávamos terminou a bateria, e não pega internet… É muito ruim de sinal em São Miguel. (Inaudível)...Vão trancar eles ali, vão queimar pneu na pista, tem um tratoraço lá em cima e vão trancar, estão tentando furar os pneus da comitiva, mas não sei não, e ai pra frente vai ter mais rolo meu amigo".

Outro homem se desespera com a chance de o Presidente Lula dormir, por uma noite, na cidade de Sarandi:

"Vamos derrubar o hotel desse fdp aí. Ô Marcão, vamos organizar a galera aí. Vamos falar com o Alemão do bureau pra gente ficar ai no prédio dele da esquina (inaudível). Nós vamos ferver nem que for para a cadeia. Esse filho da puta, dormir aqui em Sarandi, que vergonha. Mas já enchi o saco do Samir, tomar no cu, vai ficar milionário com a diária desse filho da puta aí. Manda embora, manda dormir lá no barranco, que são tudo petezada, tropa de ladrão filho de uma puta. Mas esse Lula não vai dormir ai. Nós vamos derrubar tudo".

A propósito, o Conversa Afiada publica nota oficial do deputado federal Paulo Pimenta (gaúcho), líder da bancada do PT na Câmara:

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados repudia os atos de violência que têm sido promovidos por membros de antigas oligarquias e elites com motivações fascistas do Rio Grande do Sul durante a Caravana Lula pelo estado, em especial no dia 22 de março, em Cruz Alta.

As militantes do PT Ieda Alves, Daniele Mendes, Suzana Machado Ritter e Deise Miron foram vítimas de agressões, sendo que a última, devido à gravidade dos ferimentos, teve que ser hospitalizada. Diante da gravidade desses atos de barbárie, exigimos a apuração imediata e a punição exemplar dos agressores.

A Caravana do Lula pelo Rio Grande do Sul, iniciada na última segunda-feira (19), tem-se caracterizado como um espaço de diálogo com a população e os movimentos sociais e populares nas diferentes regiões do estado, sempre pautada pela defesa da democracia, de políticas públicas setoriais, dos direitos do povo trabalhador e de um modelo econômico para o Brasil que gere desenvolvimento, renda, empregos e justiça social.

Os episódios protagonizados por uma minoria pautada pela intolerância e uma agenda autoritária e fascista – e, no caso de Cruz Alta, misógina e machista — , não podem passar impunemente. As motivações dos atos violentos que atingiram nossas companheiras têm o mesmo fundo ideológico que levou à execução de Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

Não nos submeteremos a esta minoria violenta. Seguiremos na defesa da democracia, dos direitos do povo trabalhador, dos direitos das mulheres e dos excluídos do Brasil.

Toda solidariedade e apoio às companheiras, às suas famílias e aos companheiros de lutas.

Brasília, 23 de março de 2018

Paulo Pimenta (PT-RS), líder da Bancada na Câmara dos Deputados

Veja mais imagens: