Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Evo: resistir para amanhã voltar a lutar!

Evo: resistir para amanhã voltar a lutar!

Parlamento recebe carta de renúncia do presidente legítimo
publicado 11/11/2019
Comments
Evo2.jpg

Evo Morales em 2015, durante a cerimônia de posse por seu terceiro mandato presidencial (Reprodução/Xinhua)

O parlamento da Bolívia recebeu oficialmente às 13:00 desta segunda-feira 11/XI a carta com o pedido de renúncia do presidente Evo Morales.

A informação foi divulgado pelo jornal El Deber, de La Paz.

O Conversa Afiada reproduz, abaixo, a íntegra do documento:

"Hoje, dia 10 de novembro, os humildes, os trabalhadores, os aimarás e os quechuas e os indígenas das planícies começamos um longo caminho de resistência para defender os ganhos históricos do primeiro governo indígena que termina hoje, com minha renúncia forçada à presidência do Estado Plurinacional da Bolívia, através de um Golpe de Estado político, cívico e policial.

Que se registre na história nosso compromisso pela defesa das conquistas adquiridas a sangue e fogo - não por uma elite, mas por nosso povo, por bolivianos e bolivianas patriotas:

A nacionalização;
a industrialização;
nossas empresas públicas;
o avanço nos direitos das mulheres;
as políticas sociais;
a redistribuição democrática da riqueza;
os símbolos nacionais.

Minha responsabilidade como presidente indígena e de todos os bolivianos é evitar que os golpistas continuem a perseguir meus irmãos e irmãs dirigentes sindicais, a maltratar e sequestrar seus familiares, incendiar as casas de governadores, de deputados, de prefeitos. Evitar que continuem a prejudicar as pessoas mais humildes, os comerciantes que querem trabalhar em Santa Cruz, os trabalhadores dos transportes em quase todos os departamentos, os empresários e as empresárias em todo o território nacional. Evitar que sigam a perseguição contra meus irmãos e irmãs indígenas e os dirigentes e autoridades do Movimento Al Socialismo. Para evitar esses violentos acontecimentos e para que retorne a paz social, apresento minha renúncia.

Hoje é o momento para solidariedade entre nós. Amanhã será o momento de reorganização e de dar um passo à frente nesta luta que não termina com esses últimos e tristes acontecimentos.

A palavra de ordem é resistir para amanhã voltar a lutar pela pátria. Nossa ação é e será defender os ganhos de nosso governo.

Pátria ou morte!
Evo Morales Ayma"


Reprodução: Twitter/Nacho Montes de Oca

O parlamento boliviano deverá se reunir amanhã 12/XI às 11:30 (hora local) para aceitar formalmente o pedido de renúncia de Evo Morales.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: ,