Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Em live, Bolsonaro despreza a Ciência e faz merchan da hidroxicloroquina

Em live, Bolsonaro despreza a Ciência e faz merchan da hidroxicloroquina

"Não fiquem querendo proibir as pessoas"
publicado 09/07/2020
Comments
Untitled-32.jpg

(Redes Sociais)

Jair Bolsonaro apareceu sem máscara em sua transmissão ao vivo semanal nas redes sociais. Nesta quinta-feira 9/VII, ele voltou a recomendar o uso da hidroxicloroquina, mesmo sem qualquer comprovação de sua eficácia contra a Covid-19.

"Por volta das 17h [de ontem], tomei um comprimido de cloroquina. Recomendo que você faça a mesma coisa. Sempre orientado pelo médico. Amanhã tomarei mais um. Deixo bem claro para vocês, é um testemunho meu: eu tomei e deu muito certo, estou muito bem", afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro admitiu que a eficácia da hidroxicloroquina não tem comprovação científica, mas citou um suposto episódio da Guerra do Pacífico (1879-1883), no qual soldados teriam usado água de coco em vez de sangue para fazer transfusões.

"Sabemos que nenhum destes remédios tem comprovação científica. Mas é como na Guerra do Pacífico: o soldado chegava ferido, sangrando, precisando de uma transfusão e não tinha sangue. Começaram a injetar água de coco na veia do soldado que havia perdido muito sangue. E deu certo! Se tivessem esperado comprovação científica, quantos teriam morrido naquela época?", questionou.

Além disso, sem citar fontes, ele disse ter relatos de "centenas e centenas" de pessoas que foram tratadas com a hidroxicloroquina e se curaram da Covid-19. "Não fiquem querendo proibir as pessoas contaminadas o façam", completou.

Com informações do UOL