Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Em decisão unânime, parlamento regional belga vota contra acordo com Mercosul

Em decisão unânime, parlamento regional belga vota contra acordo com Mercosul

"É inaceitável"
publicado 06/02/2020
Comments
Untitled-2.jpg

(Reprodução/Redes Sociais)

O Parlamento da Valônia, na Bélgica, adotou resolução contrária ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul, fechado no ano passado após quase duas décadas de tratativas. Segundo informações de Jamil Chade no UOL, a resolução não possui poder vinculante, mas tem peso político, já que foi apoiada por todos os partidos. Logo, a decisão do Parlamento regional terá de ser considerada pelo governo federal belga.

No documento que sustenta a decisão, os parlamentares citam riscos "importantes" que o acordo com o Mercosul poderia ter sobre o meio ambiente, a saúde dos consumidores e a agricultura familiar e sustentável.

Eles destacam o desmatamento na Amazônia e a situação dos povos indígenas e pedem que o governo prepare um estudo sobre o impacto do acordo na economia local.

"O projeto de acordo é inaceitável porque põe em risco nosso modelo agrícola, que está sujeito a altos padrões sociais, ambientais e sanitários, diante do modelo do Mercosul baseado na produção intensiva, a alimentação de animais com organismos geneticamente modificados, o uso massivo de antibióticos e mão de obra barata", explicou a deputada Gwenaëlle Grovonius, citada pela coluna de Jamil Chade.

Para que o acordo entre em vigor, todos os países da UE precisam aprovar a iniciativa.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!