Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Dilma: "Cunha negociou com a Globo para ser eleito"

Dilma: "Cunha negociou com a Globo para ser eleito"

Privatizações fazem parte de um programa de "destruição da história brasileira"
publicado 13/12/2019
Comments
Dilma.jpg

Dilma: governo Bolsonaro é "a convergência de um governo neoliberal com um regime político neofascista" (Reprodução: YouTube/Diário do Centro do Mundo)

A presidenta Dilma Rousseff concedeu entrevista ao Diário do Centro do Mundo nesta quinta-feira 12/XII e afirmou que está em curso "um processo de destruição da história brasileira do século XX", através do fim das políticas de bem-estar social e das privatizações de empresas estatais brasileiras - ações promovidas por Bolsonaro e por seu ministro Paulo Guedes.

"Acredito que estamos no momento mais grave da história política recente pós-redemocratização no Brasil. Estamos vivendo uma situação inusitada, de um certo ponto de vista, no mundo. É a convergência de um governo neoliberal com um regime político neofascista", disse a presidenta.

Entre outros pontos, Dilma também afirma acreditar que o ex-deputado federal Eduardo Cunha foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, em 2014, com o apoio da Rede Globo.

Em troca, o deputado impediria o avanço de projetos de lei que pudessem atrapalhar o poder da emissora - como uma Ley de Medios para regulamentar a imprensa brasileira.

"Eu acho que o Eduardo Cunha negociou com a Globo para ser eleito, negociou não deixar passar nenhum projeto que visava qualquer regulamentação da mídia. Eu desconfio disso", afirmou Dilma.

Ela continua: "isso foi um elemento responsável pelo impeachment porque o Eduardo Cunha é uma forma de pré-estreia do Bolsonaro. Ele combinava uma pauta bastante fascista e ultraconservadora".

Assista à íntegra da entrevista:

Reprodução: Diário do Centro do Mundo

Em tempo: em dezembro de 2015, a bancada do PT na Câmara votou a favor de um processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética da Casa - em vingança, Cunha deu início ao processo do Golpe contra a presidenta Dilma.

Em tempo2: em agosto de 2017, em entrevista ao Brasil de Fato, o presidente Lula fez declaração semelhante. Para ele, "a Globo não hesitou nem mesmo em se aliar a Eduardo Cunha para sabotar o governo [da presidenta Dilma Roussef] e o protegeu de modo escandaloso até que ele terminasse o seu serviço sujo".

Em tempo3: Cunha foi preso pela Polícia Federal em outubro de 2016 - após perder a serventia.

Em tempo4: o Cunha não pode apitar o futebol na cadeia. Os presos não querem saber de juiz ladrão...

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: