Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Deputados do PT e PSOL têm gabinetes invadidos antes da posse de Bolsonaro

Deputados do PT e PSOL têm gabinetes invadidos antes da posse de Bolsonaro

14 parlamentares foram vítimas. Partidos querem saber quem deu a ordem!
publicado 03/01/2019
Comments
Gabinete.jpg

Imagens do gabinete de um dos deputados do PT, com gavetas reviradas e persianas aparafusadas sem autorização (Reprodução: PT na Câmara)

Do site PT na Câmara:

Bancada do PT cobra explicações sobre invasão a gabinetes na Câmara


O líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), cobrou da Presidência da Câmara nesta quinta-feira (3), explicações sobre a invasão em nove gabinetes de parlamentares do partido. A invasão ocorreu durante os preparativos e a posse do presidente Jair Bolsonaro, nesta semana. A entrada nos gabinetes não teve a autorização dos parlamentares e nem da liderança do partido.

Além do gabinete do líder Paulo Pimenta, foram invadidos os gabinetes dos deputados Josias Gomes (BA); Leonardo Monteiro (MG); Luiz Couto (PB); Odair Cunha (MG); Patrus Ananias (MG); Pepe Vargas (RS); Rejane Dias (PI) e Waldenor Pereira (BA).

Os funcionários dos gabinetes devassados informaram não terem recebido nenhum comunicado prévio, quer por telefone, e-mail ou método similar. Os parlamentares titulares de cada um desses gabinetes também informam o não recebimento de qualquer comunicado nesse sentido.

O mais grave, segundo relatou o deputado Odair Cunha, é que em seu gabinete além da invasão e do aparafusamento das janelas e persianas, mesas e gavetas foram revistadas. “Isso vulnerabiliza o Congresso Nacional em nome de uma ‘histeria coletiva de segurança”, criticou o parlamentar.

“Sob o pretexto de você não ter ‘snipers’ nas janelas, o que deveria ser impedido pela Polícia Legislativa, você admite que se invada gabinetes de parlamentares. Com isso, você pode inventar qualquer coisa! E a prerrogativa dos deputados? Quem garante que não colocaram ou tiraram coisas do meu gabinete?”, questiona Odair, que registrou a queixa na polícia da Câmara.

No documento encaminhado à Presidência da Casa, o líder Paulo Pimenta afirma que “diante da gravidade do que se relata, das imunidades e prerrogativas de que gozam cada um dos membros do Poder Legislativo e, também, da especial proteção jurídica atribuída aos escritórios profissionais (...), o líder da bancada quer saber o nome da autoridade que expediu a ordem de acesso aos gabinetes parlamentares; motivos para a referida ordem; e a relação de todos os gabinetes em que a ordem foi executada”. (...)

Em tempo: segundo a liderança do PSOL na Câmara dos Deputados, os gabinetes de cinco deputados do partido também foram invadidos: Chico Alencar (RJ), Gláuber Braga (RJ), Jean Wyllys (RJ), Ivan Valente (SP) e Luiza Erundina (SP). Todos os gabinetes ficam de frente para a Esplanada dos Ministérios.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!