Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Cunha foge do Temer e encana o Moreira

Cunha foge do Temer e encana o Moreira

O problema é a proximidade do cofre...
publicado 18/09/2016
Comments
Cunha Homem Bomba 2018.jpg

Como já se disse aqui, o Cunha não tem caráter nem para denunciar o sócio – aquele que, segundo o Ciro Gomes, rachava com ele os jabutis das medidas provisórias: o Traíra.

Desde a coletiva que concedeu logo depois de apanhar de 450 a 10 e ser miseravelmente traído pelos 276 deputados que financiou, Cunha prefere atacar o gatinho angorá.

Que, segundo ele e o FHC – o do apartamentinho do Safdie, o de 517 m2, ficou perto do cofre instalado no Porto Maravilha, no Rio.

No Porto Maravilha e na Caixa, na diretoria de “loterias” (quá, quá, quá!) , quando administrou o FI-FGTS – não será esse o que foi administrado pelo Pauzinho do Dantas?

Como diria o Mino: Cunha, gatinho angorá, o Tinhoso e Pauzinho do Dantas – tudo a mesma sopa!

Diz o Cunha ao Estadão:

(...)

O Michel tem de tomar cuidado porque, no fundo, o PSDB quer jogar a impopularidade no colo dele para depois nadar de braçada. Mas quem manda no governo é o Moreira Franco.

Por que o sr. chamou Moreira Franco de eminência parda?

Ele é muito mais do que eminência parda. Moreira Franco, que se diz sociólogo, é o cérebro do governo. Foi ele que articulou a candidatura do genro, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ser presidente da Câmara, atropelando a base aliada.

Dilma dizia que o sr. era quem mandava no governo interino.

Fica claro hoje que não era. O Moreira Franco era vice-presidente (de Fundos e Loterias) da Caixa, antes do Fábio Cleto, que fez a delação falando de mim. Quem criou o FI-FGTS na Caixa foi o Moreira Franco. Toda a operação no Porto Maravilha foi montada por ele. No programa de privatização, dos R$ 30 bilhões anunciados, R$ 12 bilhões vêm de onde? Do Fundo de Investimento da Caixa. Ele sabe de onde tirar dinheiro. Esse programa de privatização começa com risco de escândalo. Nasce sob suspeição.

Delatores dizem que o sr. recebeu propina na obra do Porto Maravilha. E Fábio Cleto era ligado ao sr., seu braço-direito na Caixa.

Fábio Cleto era ligado à bancada do PMDB e eu desminto qualquer recebimento de vantagem indevida. Acho engraçado quando você pega e fala de delação, citando Porto Maravilha, quando quem conduziu toda a negociação e abertura de financiamento, em conjunto com o prefeito do Rio (Eduardo Paes), foi o Moreira. E agora aparece uma denúncia e é contra mim? Isso é surreal. Quem comandava e ainda comanda o FI(Fundo de Investimento) chama-se Moreira Franco. E lá tem muitos financiamentos concedidos que foram perdas da Caixa. Na hora em que as investigações avançarem, vai ficar muito difícil a permanência do Moreira no governo.

De que perdas o sr. fala?

Uma de que me lembro foi da Rede Energia. Outra foi da Nova Cibe. O uso de energia, na época, teve escândalo grande.

O sr. tem provas em relação a Moreira Franco?

Estou levantando suspeição, em minha defesa, por uma razão muito simples. Há um inquérito instaurado com uma delação do Fábio Cleto em cima de uma operação que foi feita quando Moreira era vice-presidente da Caixa.