Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Cruvinel: Bolsonaro age como rei raivoso na véspera da coroação

Cruvinel: Bolsonaro age como rei raivoso na véspera da coroação

Não há intenção pacificadora!
publicado 28/12/2018
Comments
bessinha (4).jpg

O Conversa Afiada reproduz do Jornal do Brasil desta sexta-feira, 28/XII, trecho de artigo de Tereza Cruvinel:

Fora de hora e lugar


A truculência verbal, a provocação aos adversários e o escárnio do infortúnio alheio não combinam como o tempo natalino. Nem são próprios para um presidente eleito às vésperas da posse, quando se tornará, de fato, presidente de todos os brasileiros. Se houvesse intenção pacificadora, o momento era propício. Jair Bolsonaro, entretanto, age como rei raivoso na véspera da coroação, disparando mensagens polêmicas e beligerantes. Com elas, alimenta não apenas a polarização interna, mas também a percepção externa negativa sobre o futuro governo, a exemplo da carta distribuída nos Estados Unidos por 47 organizações da sociedade civil americana, afirmando que ele representa “séria ameaça à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente”.

A carta, que está publicada no site da organização Friends of the Earth US, é subscrita por esta e outras entidades como a Brazilian Studies Association e a Amazon Watch, e recorda o “discurso de ódio” do presidente eleito contra negros, gays e mulheres. Lembra as ameaças recentes de mandar adversários de esquerda para a prisão ou o exílio, de tratar movimentos sociais como terroristas. “Além desses repulsivos ataques verbais, nós estamos particularmente preocupados com algumas propostas políticas de Bolsonaro que, se implementadas, podem infligir danos de amplo alcance e duradouros a comunidades brasileiras e ao meio ambiente”, diz o texto.

Hoje, com a popularidade alta, Bolsonaro pode não se incomodar com a rejeição externa nem com a existência de uma parcela de brasileiros que não votou nele. Devia saber que, nesta Terra dos Papagaios, não existe base social fiel por ideologia. Quando os benefícios propiciados por um governo cessam, os eleitores viram-lhe as costas. O PT que o diga.

Agora o governo vai começar, haverá uma trégua de uns 100 dias e depois virá o tempo das cobranças. Um presidente em começo de mandato deve esforçar-se para prolongar o período de indulgência, em que os próprios adversários baixam as armas. Também por isso a aspereza verbal neste momento é contraindicada. Ou seria, se Bolsonaro fosse um político normal.

Durante o Natal, ele escarneceu do ex-presidente Lula, replicando no Twitter uma charge do site “Falha de S. Paulo”: “Lula tenta escapar vestido de Papai Noel, mas é detido”. Sua mulher, Michelle, fez marketing opressivo contra Lula, ao aparecer usando camiseta com a frase que a juíza Hardt lhe disse no último depoimento: “Se começar neste tom comigo a gente vai ter problemas”. Irritado com uma matéria do jornal cubano “Granma”, com críticas ao futuro governo, escreveu que “não convidar seu ditador foi mais um de meus acertos”. Seus filhos mantiveram também a mesma toada. Pessoas tão próximas de assumir o poder deviam estar mais felizes e desarmadas. Mas parecem estar anunciando o início de uma guerra e não de um governo com tantos desafios pela frente.

(...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!