Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / China fala em “nova Guerra Fria” com os EUA

China fala em “nova Guerra Fria” com os EUA

Boatos sobre a Covid só pioraram a relação entre os dois países
publicado 24/05/2020
Comments
Sem Título-4.jpg

(Créditos: Jonathan Ernst/Reuters)

Do UOL:

A China alertou, neste domingo (24), que suas relações com os Estados Unidos estão "à beira de uma nova Guerra Fria", prejudicadas ainda mais pela pandemia de covid-19, que avança rapidamente na América Latina.

A pandemia, que já causou mais de 342 mil mortes e mais de 5,3 milhões de infectados em todo o mundo, ofuscava neste domingo a festa do Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã para centenas de milhões de muçulmanos.

A crise da saúde exacerbou as relações já tensas entre a China e os Estados Unidos, e as duas potências continuam a lançar ataques verbais.
Neste domingo, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, disse que Washington se infectou com um "vírus político" que aproveita "todas as oportunidades para atacar e difamar a China".

"Algumas forças políticas nos Estados Unidos estão fazendo as relações entre China e Estados Unidos como reféns e levando nossos dois países à beira de uma nova Guerra Fria", disse o chanceler a repórteres.

Wang também acusou os políticos americanos de "espalhar boatos" para "estigmatizar a China", onde o novo coronavírus surgiu no final do ano passado.

No entanto, o ministro garantiu que o seu país está "aberto" à cooperação internacional para identificar a origem do vírus mortal.

(...)