Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Chanceler quer trocar Alcântara por tanque velho!

Chanceler quer trocar Alcântara por tanque velho!

Araújo confirma: Bolsonaro irá visitar Trump em março
publicado 08/03/2019
Comments
Tanque.jpg

Na foto, um possível exemplo da ajuda militar norte-americana (Reprodução/Civilian Military Intelligence Group)

Do Globo Overseas:

Bolsonaro espera que acordos com EUA ajudem a renovar equipamento militar brasileiro, diz chanceler


O Brasil espera dos Estados Unidos apoios concretos na economia e na defesa quando o presidente Jair Bolsonaro visitar Washington no fim deste mês, disse o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (...) Bolsonaro se encontrará com o presidente americano, Donald Trump, entre os dias 17 e 19 de março, na sua primeira visita oficial a um líder estrangeiro.

Ele espera que os EUA apoiem a tentativa brasileira de integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); ofereçam cooperação militar para aumentar suas capacidades de Defesa; e anunciem um acordo sobre o uso comercial da base de Alcântara, de acordo com o chanceler brasileiro. Em troca, Brasília deverá oferecer a eliminação da exigência de visto para cidadãos americanos e oportunidades de investimento.

— O Brasil tem forte interesse em renovar seu equipamento e capacidade militares. Para isso, uma parceria com os EUA parece ser vital para nós — disse Araújo em seu gabinete na quinta-feira. — O Brasil só tem a crescer com uma relação mais próxima com os EUA. (...)

Em tempo, por Fernando Brito, no Tijolaço:

Cooperação militar é algo que não se faz assim, em cima da perna, a menos que seja para receber, como já fizemos em 2015, 2017 e ano passado, algumas dúzias de veículos blindados e tanques (bem) usados. Os militares sabem que material de terceira geração tecnológica não fará ninguém bem equipado. (...)

Além do mais, dadas as “bateções de cabeça” entre eles e o chanceler nos últimos tempos – no caso da “base americana” no Brasil, na ação sobre a Venezuela e nos atritos com a China e os países árabes – não é papel de Araújo sair anunciando acordos militares em que nem se sabe o que será oferecido.

Muito menos se interessam em que isso seja apresentado como uma barganha.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!