Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bolsonaro precisa ser derrubado

Bolsonaro precisa ser derrubado

Xavier: a bola está com a oposição
publicado 26/03/2019
Comments
Sorv.jpg

O Conversa Afiada publica sereno (sempre!) artigo de seu colUnista exclusivo Joaquim Xavier:

Confesso estar cansado de ler dezenas e até centenas de artigos afirmando que Jair Bolsonaro é protofascista, limítrofe, ignorante e gente da pior espécie, refém de milicianos. Tudo isso já era patente desde a campanha eleitoral e sua passagem pelo Congresso. O diagnóstico confirma-se com sua eleição fraudulenta.

O problema agora é diferente: o Brasil vai aguentar isso por quatro anos? Essa é a discussão do momento. Parece impertinente especular sobre o assunto tendo o país saído recentemente do drama de um golpe descarado contra a democracia. Mas nem sempre se pode escolher a circunstância ou o terreno do combate. Agora, trata-se de defender a democracia.

Bolsonaro precisa ser derrubado o quanto antes. Isso mesmo, o quanto antes. Caso contrário, o seu instinto de destruição, confessado publicamente em território chileno não encontrará limites. Este é o mote. Cabe saber como colocá-lo em prática.

Governos não caem por gravidade. É preciso que os de cima estejam divididos, insatisfeitos. E que os de baixo não suportem mais viver como estão. As duas condições vão se reunindo com uma rapidez impressionante.

Parte da elite já percebeu que a famiglia Bolsonaro reúne grupo de tresloucados, cheio de capivaras policiais, incapaz de gerir um carro de pipoca. Cercou-se de militares, mas mesmo estes já notaram que não se constrói governo nenhum tendo como farol um astrólogo destrambelhado. O pessoal do dinheiro grosso, à exceção dos bancos, enxerga no horizonte a liquidação da indústria, o encolhimento do agronegócio e à volta às migalhas da condição colonial.

É um caminho irreversível a se manter o curso atual. Os organismos internacionais não cansam de chamar a atenção para a estagnação da economia mundial. A eclosão de uma nova débacle, igual ou pior à de 2008, é questão de tempo.

O capitalismo vive uma crise sem proporções. Os abutres sabem disso melhor que todos nós. Tratam, portanto, de arrebanhar as pratarias – e o Brasil é uma delas. Pré-sal, Amazônia, bases militares, estatais lucrativas, liquidação da aposentadoria, escravização da força de trabalho, liberação de assassinatos, fim do ensino público – é preciso correr para chegar primeiro.

Entre os de baixo, o sentimento pode ser medido pelas enquetes. Bolsonaro despenca para o abismo com a mesma velocidade com que consegue escrever um twitter. Seu governo é cada vez mais odiado. Quando não é odiado, é repudiado.

Veja-se o desemprego.

Não há plano nenhum para amenizar o flagelo que atinge pelo menos 40 milhões de brasileiros, entre desocupados “oficiais”, “desalentados” e as famílias que vivem de bicos. O centro de São Paulo é ocupado por moradores sem teto e desempregados desesperados. O programa Minha Casa, Minha Vida, fonte de empregos e de habitação para a maioria que não tem onde morar, foi literalmente aniquilado.

Obras públicas estão paralisadas. Incentivos para a indústria e agronegócio vêm sem cortados pelo BNDES e Banco do Brasil, mas oferecidos de mão beijada aos EUA. Devem estar sendo desviados para comprar Coca-Cola e miniaturas do Mickey e do Pateta. Os investimentos estrangeiros puxam o carro literalmente como demonstram montadoras.

O que fazer diante disso é a pergunta que a oposição deve responder. Mourão, viúva da ditadura militar, no lugar do capitão Pateta? Parlamentarismo de emergência, com Rodrigo “Botafogo Odebrecht” Maia? Novas eleições, com Lula Livre e uma Assembleia Constituinte Soberana?

São várias as opções, cada uma com seu viés ideológico. Mas são para já, e dependem da mobilização popular para acender o pavio e inverter a relação de forças a favor da soberania nacional.

Aos olhos do povo, quem ficar esperando “2022” vai afundar junto com esse desastre que toma conta do Brasil.

Joaquim Xavier

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

registrado em: ,