Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bolsonaro mostra os dentes porque está acuado

Bolsonaro mostra os dentes porque está acuado

Editorial da Folha condena insinuações de quarteladas
publicado 30/05/2020
Comments
Cachorro.jpg

Créditos: Aroeira

O Conversa Afiada reproduz trechos de editorial da Folha de São Paulo publicado na noite desta sexta-feira 23/V:

(...) O mandatário, que jurou submissão à Carta democrática de 1988, atravessava mais um surto autoritário. (...) Os rugidos são inversamente proporcionais ao dano que essas figuras liliputianas da política brasileira podem causar à institucionalidade. Configuram-se, na verdade, sintomas do enfraquecimento e do isolamento progressivos de Jair Bolsonaro e seu círculo de fanáticos.

Em pleno século 21, decorridos 35 anos de enraizamento da democracia na sociedade e na máquina administrativa, não há hipótese de retrocesso às quarteladas do passado. Elas eram compatíveis com um país muito mais simples, quase simplório, e com um contexto global maniqueísta. Isso, sim, acabou.

O presidente da República que decida afrontar uma ordem do Poder Judiciário não disporá de tanques como salvaguarda. Enfrentará as consequências criminais e políticas que o ato estúpido implica.
(...)

Nada garante que não haverá novas operações como a que alvejou bolsonaristas na quinta (27). Mas, se o presidente quiser reduzir sua probabilidade, basta andar entre as linhas traçadas pela Constituição.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: