Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bolsonaro entrega Secretaria da Cultura ao ministro do laranjal

Bolsonaro entrega Secretaria da Cultura ao ministro do laranjal

Depois de ameaçar fechar a Ancine...
publicado 07/11/2019
Comments
Alvaro.jpg

Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Créditos: Alan Santos/PR)

Um decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira 7/XI informa que o presidente Jair Bolsonaro remanejou o comando da Secretaria Especial da Cultura. O órgão, que até ontem estava sob o guarda-chuva do Ministério da Cidadania, passa a integrar o Ministério do Turismo.

O Ministério da Cultura foi extinto no dia 2/I/2019, logo após a posse de Jair Bolsonaro - apesar do próprio Jair Messias ter considerado nomear Alexandre Frota para a pasta durante a campanha...

No lugar do ministério, no mesmo dia, Bolsonaro criou a Secretaria Especial da Cultura.

A partir de agora, o órgão passará ao comando do ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antônio - aquele mesmo que está enrolado no laranjal do PSL em Pernambuco.

Entre as atribuições da Secretaria da Cultura estão a regulação da política de direitos autorais e a coordenação de museus.

A Secretaria responde também por órgãos como a Biblioteca Nacional, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, responsável pela Lei Rouanet.

Tudo muito bem relacionado às atividades de Turismo, percebe-se...

Trata-se de mais um episódio da guerra do governo Bolsonaro contra a cultura. Em 16/IX, a União transferiu mais de 100 milhões de reais do orçamento da área para ações de propaganda do Governo Federal.

Antes, em julho, o presidente ameaçou fechar a Ancine

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rego Barros, um dos nomes cotados para assumir a Secretaria é o ex-deputado federal Marcos Soares (DEM-RJ), filho do pastor RR Soares.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: ,