Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Bolsonaro é denunciado em Haia por genocídio

Bolsonaro é denunciado em Haia por genocídio

"A omissão do governo caracteriza crime contra a humanidade"
publicado 26/07/2020
Comments
Untitled-24.jpg

(Redes Sociais)

Jair Bolsonaro foi denunciado por crimes contra a humanidade e genocídio no Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia. A iniciativa, protocolada neste domingo 26/VII, foi liderada por uma coalizão que representa mais de um milhão de trabalhadores da saúde no Brasil e apoiada por entidades internacionais. A informação é da coluna de Jamil Chade no UOL.

"No entendimento da coalizão, há indícios de que Bolsonaro tenha cometido crime contra a humanidade durante sua gestão frente à pandemia, ao adotar ações negligentes e irresponsáveis, que contribuíram para as mais de 80 mil mortes pela doença no país", aponta a Rede Sindical Brasileira UNISaúde.

"A omissão do governo brasileiro caracteriza crime contra a humanidade - genocídio. É urgente a abertura de procedimento investigatório junto a esse Tribunal Penal Internacional, para evitar que dos 210 milhões de brasileiros, uma parcela possa se salvar das consequências desastrosas dos atos irresponsáveis do senhor Presidente da República", diz ainda o texto.

Para Marcio Monzane, secretário regional da UNI Americas, "o governo Bolsonaro deveria ser considerado culpado por sua insensível atuação frente à pandemia e por recusar-se a proteger os trabalhadores da saúde do Brasil assim como a população brasileira, à qual ele prometeu defender quando se tornou presidente".

Como lembra Chade, "Bolsonaro já foi alvo de uma outra denúncia no mesmo tribunal, envolvendo a situação dos indígenas. Naquele momento, a acusação era de risco de genocídio. Desta vez, porém, trata-se da primeira ação de iniciativa dos trabalhadores da saúde na Corte Internacional e já levando em consideração vetos a leis, a medidas de ajuda e sua responsabilidade de proteger tanto a população quanto aos profissionais de saúde".