Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Autor do impeachment de Dilma fala (de novo!) em interdição para Bolsonaro

Autor do impeachment de Dilma fala (de novo!) em interdição para Bolsonaro

Miguel Reale Jr. suspeita de "transtorno de personalidade"...
publicado 03/05/2020
Comments
Reale.jpg

Miguel Reale Jr. em 9 de agosto de 2016, logo antes de entrar em sessão deliberativa no Senado acerca do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (Créditos: Pedro França/Agência Senado)

O jurista Miguel Reale Jr., coautor do pedido de impeachment que, em 2016, levou ao golpe contra a presidenta legítima Dilma Rousseff, publicou neste sábado 2/V um artigo no Estado de São Paulo em que, mais uma vez, questiona a sanidade mental do presidente Jair Bolsonaro.

Não é a primeira vez que o jurista do Golpe levanta tal questão: em julho de 2019, Reale chamou Bolsonaro de "um quadro de insanidade". Já em 2020, ele defendeu que o Ministério Público Federal submetesse o presidente à avaliação de uma junta médica para garantir que ele possui todas as faculdades mentais para exercer o cargo - além de afirmar que Bolsonaro "age como um bêbado".

No artigo deste sábado, Reale trata sobre as interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal e também sobre sua insistência em ignorar os perigos do coronavírus.

"Tais comportamentos indicam possível anormalidade de personalidade, a merecer análise médica acurada", afirma o jurista. "Já opinei ser a interdição um caminho eventual para Bolsonaro. Não estava a fazer blague. As atitudes habituais permitem supor possível transtorno de personalidade".

Ele continua: "o transtorno de personalidade antissocial tem por características a 'indiferença insensível face aos sentimentos alheios; uma atitude flagrante e persistente de irresponsabilidade e desrespeito a regras; a baixa tolerância à frustração; a incapacidade para experimentar culpa e propensão a culpar os outros'".

"Poderia haver, eventualmente, transtorno de personalidade paranoide, cujos sintomas seriam, por exemplo, 'combativo e obstinado senso de direitos pessoais; tendência a experimentar autovalorização excessiva e preocupação com explicações conspiratórias'".

Reale conclui: pede atenção para "o comportamento reiterado de Bolsonaro, ao longo do tempo, em favor de situações que geram dor, em apoio a manifestações pelo fechamento do Congresso e do STF, (...) em campanha contra o isolamento social, (...) usando a trágica expressão, “e daí?” acerca do aumento do número de mortes; no gosto pelo aplauso popular. (...) São esses os sinais indicativos de possível enquadramento nas categorias psiquiátricas acima lembradas, o que cumpre ser verificado por experts em medida adotada em defesa do País"".

Em tempo: por qual motivo Reale tanto insiste na questão da interdição de Bolsonaro? É simples, amigo navegante: é que ele já disse que não redigirá qualquer pedido de impeachment...

Em tempo2: leia a íntegra do artigo de Miguel Reale Jr. no Estado de São Paulo.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: