Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Apuração preliminar garante reeleição de Evo Morales

Apuração preliminar garante reeleição de Evo Morales

Oposição golpista contesta resultados
publicado 22/10/2019
Comments
Evo.jpg

O presidente reeleito Evo Morales, ao lado de seu vice Álvaro García Linera (Reprodução: Twitter/@evoespueblo)

Diversos veículos da imprensa boliviana afirmam, com base em dados da justiça eleitoral, que a reeleição do presidente Evo Morales está garantida.

Na noite da última segunda-feira 21/X, com 95,23% dos votos apurados, Evo contabilizava 46,86% dos votos contra 36,72% de seu principal adversário, o ex-presidente Carlos Mesa.

A vantagem de 10,12% asseguram a reeleição de Evo Morales sem necessidade de um segundo turno: segundo o Opera Mundi, para garantir a vitória em primeiro turno, basta o candidato ter ao menos 40% dos votos válidos e 10% de vantagem em relação ao segundo colocado.

A oposição, entretanto, anunciou que não reconhece a vitória legítima de Evo Morales. Apoiadores de Carlos Mesa falam em "fraude nas apurações" e tomaram as ruas em Sucre, Oruro, Potosí, Cochabamba e na capital La Paz.

Cerca de 200 partidários de Mesa tentaram invadir o hotel Real Plaza, em La Paz, onde a justiça eleitoral realiza a contagem dos votos. O grupo foi dispersado no fim da tarde.

Evo Morales, por sua vez, agradeceu o povo boliviano por sua quarta vitória eleitoral e comemorou também a obtenção da maioria absoluta no Senado e na Câmara.

As eleições presidenciais aconteceram neste domingo 20/X. Os resultados oficiais devem ser divulgados a partir de hoje 22/X.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada:

registrado em: ,