Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Após efeitos colaterais graves, hospitais da Suécia suspendem uso de cloroquina

Após efeitos colaterais graves, hospitais da Suécia suspendem uso de cloroquina

"As recomendações devem ser de médicos, não de políticos"
publicado 10/04/2020
Comments
Untitled-24.jpg

(Divulgação)

Todos os hospitais da região de Västra Götaland, na Suécia - incluindo a cidade de Gotemburgo, a segunda maior do país -, suspenderam a prescrição da cloroquina para pacientes com Covid-19. Segundo a Rádio França Internacional, diversos hospitais da capital - entre eles o Södersjukhuset, um dos maiores de Estocolmo - também já anunciaram a suspensão do medicamento.

“Tomamos a decisão de interromper o uso da cloroquina diante de uma série de casos suspeitos de efeitos colaterais severos, sobre os quais tivemos notícia tanto aqui na Suécia como através de colegas de hospitais em outros países”, assinalou Magnus Gisslén, professor da Universidade de Gotemburgo  e chefe do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Sahlgrenska, o maior da Suécia.

Ele ressaltou que um dos principais efeitos colaterais possíveis da cloroquina é o risco de arritmias e paradas cardíacas, especialmente se administrada em altas doses. Doses excessivas podem ser letais.

“No início da crise do coronavírus, começamos a administrar a cloroquina em pacientes de Covid-19, o que já vinha sendo feito em países como China, Itália e França. Mas diante de suspeitas de que o remédio pode ter efeitos colaterais mais graves do que pensávamos, optamos por não arriscar vidas. Não se pode descartar que o medicamento possa inclusive piorar o quadro clínico do paciente”, observou.

Magnus Gisslén ainda frisou: “recomendações médicas devem ser feitas por especialistas, e não por políticos".