Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / Alckmin distribui emendas para segurar deputados

Alckmin distribui emendas para segurar deputados

Líder do PT denuncia o modus operandi tucano
publicado 23/06/2017
Comments
Poleiro.jpg

O governador tucano de São Paulo, o santo Geraldo Alckmin, concedeu mais de R$ 7 milhões em emendas parlamentares. Os valores não eram liberados desde 2014, o que vinha causando queixas de vários deputados, inclusive os da base aliada.

As emendas são propostas no orçamento do governo, nas quais os parlamentares podem influir na alocação de recursos, normalmente para a realização de obras públicas em suas bases políticas. A um ano do pleito de 2018, as emendas são fundamentais para reconquistar apoio eleitoral.

As informações são do PiG cheiroso.

Segundo o deputado Alencar Santana, líder da bancada do PT, a liberação dessas verbas é "um jogo de toma-lá-dá-cá" do governo Alckmin, interessado na aprovação de um projeto de lei que autoriza a venda de imóveis do SPPREV, o fundo de previdência dos servidores do Estado.

E o dinheiro envolvido poderá ser maior que os sete milhões liberados até agora.

O Conversa Afiada conversou com o deputado:

"O governo não tem conseguido reunir os 48 votos necessários para aprovar o projeto. Ao longo desse processo, parte da base aliada (...) começou a obstruir, a criar algumas situações impedindo que o governador formasse maioria."

"O desespero do Alckmin tem feito ele, numa clara compra de votos, dizer aos deputados da base que vai liberar um milhão para cada, se os mesmos votarem nos projetos de interesse do governo."

"Isso é um absurdo. Uma demonstração de que o governo trata as emendas como barganha política dentro da assembleia legislativa, demonstrando o modus operandi do PSDB no governo do Estado."

Segundo o deputado, a liberação de emendas também estaria atrelada a outros dois projetos: um que trata de multas a devedores do Estado e outro de refinanciamento das dívidas.

"A reação nossa foi imediata, mas outros líderes também se manifestaram, como PTB, o próprio PMDB, o PSC, PRB, dizendo que aquilo ali era um absurdo, que o governo estava ofendendo, fazendo barganha através das emendas, os deputados não iam aceitar isso."

"Isso depois foi denunciado na tribuna por nós, (...) no plenário, dizendo que o governo estava tentando comprar votos. Quando ele condicionava liberar as emendas (...) à aprovação de tal projeto, acabava fazendo uma barganha."

"Ele [o governo] já liberou algumas emendas para alguns deputados essa semana (...) Provavelmente vai liberar ou já liberou para alguns da oposição para dizer que é uma coisa... Que aquilo que denunciamos não seria real. Acho que ele está tentando fazer isso agora, pra não ficar tão descarada essa operação."