Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / “Bolsonaro cometeu crimes suficientes para impeachment”, diz Haddad

“Bolsonaro cometeu crimes suficientes para impeachment”, diz Haddad

Renúncia seria um processo menos traumático
publicado 05/05/2020
Comments
Untitled-4.jpg

(Ricardo Stuckert)

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad afirmou, em entrevista ao Metrópoles publicada nesta terça-feira 5/V, que Jair Bolsonaro já cometeu crimes de responsabilidade suficientes para embasar juridicamente um impeachment. O que falta, segundo ele, são as condições políticas (por enquanto). “A renúncia seria um processo menos traumático, lógico. Por isso, o aceno para que ele reconheça a sua incapacidade de gerenciar o país neste momento”, disse Haddad.

Para ele, a pandemia do novo coronavírus desequilibrou o governo Bolsonaro. “Desde o resultado eleitoral, eu disse que via esse governo como uma geringonça com três núcleos – um autoritário, um fundamentalista e um neoliberal – e que, em cima dessas três vertentes, Bolsonaro poderia ter estabilidade, apesar da falta de harmonia e de coordenação. Mas a pandemia muda tudo, porque exige coordenação”, opinou.

Haddad também falou sobre a participação de Bolsonaro em mais uma manifestação de caráter autoritário, como a do último domingo, em Brasília. "Vai crescendo na população a compreensão de que os crimes de responsabilidade já foram cometidos em mais de uma ocasião e que Bolsonaro não tem capacidade de coordenar as ações do Estado brasileiro em um momento grave como esse. Esse gesto de ontem [domingo] é desesperado. Veja que tinha um blefe implícito ali. Bolsonaro blefa muito e os blefes dele são desmentidos até 48 horas depois. Mas o efeito psicológico que ele causou na massa de manobra que ele manipula já produziu efeito", completou.