Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2015 / 01 / 14 / Crianças do Bolsa não terão passado dos pais

Crianças do Bolsa não terão passado dos pais

A escola integral é a próxima etapa
publicado 14/01/2015
Comments

 

 

 

A Ministra do Desenvolvimento Social e combate à Fome, Tereza Campello, afirmou que o grande desafio depois do Bolsa Família, que resultou “na primeira geração de crianças que viveram sem fome e na escola”, se volta à qualidade do ensino e ao acesso aos serviços públicos.

“O grande desafio é ampliar o acesso a serviços públicos, ter ensino em tempo integral e gerar oportunidades, com a qualificação profissional. Isso transformará o Brasil, daqui a dez anos, em um Brasil que nunca existiu. Nós nunca repetiremos a tragédia de uma criança que nunca foi à escola. Nós vamos ter outro padrão de adultos. É isso que estamos construindo. Palavra de ordem do próximo período não é só renda é oportunidade.”, afirmou a Ministra no  Espaço Público, da TV Brasil.

Os avanços gerados pelo programa também foram mencionados “O Bolsa Família está interferindo no desenho de manutenção da pobreza a longo prazo. As crianças não terão o mesmo passado dos pais. Estão na escola, comendo na escola. Isso é o resultado que nos interessa. São crianças que não estão na rua”, disse a ministra .

“Metade dos beneficiários do Bolsa Família não trabalha. Porque tem menos de 16 anos. Isso é uma vitória. A outra metade é de adultos, e 75% trabalha. É muito comum as pessoas acharem que a pessoa é pobre porque não trabalha", continuou Campello.

A ministra também refutou alguns preconceitos contra o programa, como o de que “quem é beneficiário tem mais filhos para receber mais”. “Quando comparamos o censo do IBGE 2000 com o de 2010, a parcela da população pobre teve redução na taxa de fecundidade, em especial as mais pobres, que estão no Bolsa Família”, argumenta.

Para ela, a diferença do período que em o PT está a frente do poder dos demais é que, desta vez, o “o pobre foi colocado no orçamento”, em suas palavras. “Só crescimento não resolve. Em outros períodos, o Brasil cresceu e, no entanto, aumentou a exclusão. São importante da liderança do Presidente da República e a decisão de colocar o pobre no orçamento”, finalizou.

Abaixo, outras frases da Ministra:

Garantimos direito escolar a 43 milhões de crianças. Isso é uma Argentina por dia. Ela [a criança] está estudando, alimentando e está em um ambiente de estímulo

Já estamos conseguindo comprovar que as mulheres do Bolsa-Família antecipam o pré-natal

O grande problema do Brasil na educação não é na oferta de vagas, e sim garantir o interesse do jovem

Todas as pessoas que recebem o Bolsa Família tem o nome da internet. Qualquer um pode ver quem recebe e quanto recebe

A cada dois anos a família beneficiária tem que atualizar seu cadastro porque nós queremos continua tendo informações sobre ela

Quem está no Bolsa Família e não deveria estar é desligado

A maior parte das pessoas trabalha e o Bolsa Família complementa a renda

Cada vez que a gente vai construindo política pública o tamanho da sua ação diminui, porque cada vez você tem menos a fazer

Tirando o Bolsa Família, a média da renda dos extremamente pobres no campo aumentou

A pobreza do Brasil caiu mais do ponto de vista multidimensional, do que do ponto de vista de renda

Temos que ter a ambição de que os filhos do Bolsa Família cheguem na universidade



Assista a íntegra do programa Espaço Público:

 

 

 

Leia mais:


Água para Todos: “Me sinto na beira do São Francisco