Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 12 / 22 / O “Estado” da Bláblá, do Dudu - e do André

O “Estado” da Bláblá, do Dudu - e do André

André entrou para o livro Guinness dos records.
publicado 22/12/2013
Comments


Saiu no Estadão, pág. B4, artigo de André Lara Resende de título “Capitalismo de Estado patrimonialista”:

Capitalismo de Estado patrimonialista - ANDRÉ LARA RESENDE


(…)

Na última década, o Brasil se beneficiou do ganho nas relações de troca com o exterior. A alta dos preços dos produtos primários, provocada pela demanda da China, significou uma expressiva transferência de renda para o Brasil. Os governos do PT foram suficientemente inteligentes para manter as bases da política macroeconômica, mas passaram a desmontar as reformas que viabilizaram a estabilidade monetária. O processo se acelerou a partir ; da crise de 2008. Aparelharam o Estado, criaram novas estatais e elegeIram parceiros privados incompetentes. Com a desculpa de praticar uma politica anticíclica, expandiram o gasto corrente do governo, mas não investiram em infraestrutura. O resultado é conhecido: baixa produtividade, uma economia que não cresce e contas públicas que se deterioram.

Não é possível saber se o capitalismo de estado chinês continuará bem-sucedido, mas uma coisa é certa: o capitalismo chinês requer um - Estado competente e autoritário. No Brasil, não temos a requerida competência, nem desejamos - quero crer - o autoritarismo. Diante da complexidade do mundo contemporâneo, a tentação da solução autoritária estará sempre presente, mas o caminho mais promissor é o da alternativa delineada na conferência de Viena: não insistir na tradicional gestão centralizada, de comando e controle, mas avançar na descentralização. Um Estado autoritário e patrimonialista, sustentado pela demagogia, o marketing e a intimidação, onde apenas as aparências democráticas são respeitadas, é o caminho mais rápido para volta ao subdesenvolvimento. A fórmula, como demonstra sua aplicação na Argentina e em outros países vizinhos, é devastadora.

Não há como bem governar com o Estado disfuncional. A primeira tarefa de quem pretende fazer um bom governo será a de reconstruir o Estado. No lugar de insistir numa reforma de cima para baixo, de comando e controle, deveríamos experimentar a descentralização. Deveríamos voltar à federação, dar autonomia aos Estados e aos municípios em todas suas esferas, desde a fiscal, até a segurança, a saúde e a educação.

(…)

Navalha

André Lara Resende parece ser, de fato, o cérebro da Bláblárina – e, por extensão, do Dudu, embora este pareça encantar-se com o Giambiagi (cuidado, vovó !), também.

O Eduardo Gianetti da Fonseca ilumina a Bláblá em questões metafísicas, como, por exemplo, a flatulência de bovinos e a dispersão de gás metano no sistema solar.

André cuida do “macro”.

Do que interessa aos bancos.

Esse suculento artigo é uma mistura de pensadores do porte de Weber, Faoro, Hirschman e Ataulfo Merval de Paiva (*), não necessariamente nessa ordem.

Ele “demonstra” que o sucesso do Governo Lula – e agora da Dilma – deriva, apenas, da China e do Príncipe da Privataria, a que serviu exatamente no processo da Privataria.

Seria bom o amigo navegante recordar alguns aspectos da carreira “estatal” do André.

(O Delfim Netto lembrava que o Roberto Campos, que passou a vida a espinafrar o Estado, só conseguiu se sustentar quando trabalhou para o Estado. É uma maldição dos neolibelês (**) brasileiros … Sem o Estado … )

O ansioso blogueiro se lembra de interessante episódio, em Toronto, no Canadá, quando o então candidato Fernando Henrique Cardoso, ainda ministro da Fazenda, apresentou aos bancos credores a formula para pagar a dívida externa.

Como Fernando Henrique não saberia articular uma explicação àquela plateia de banqueiros, passou a palavra ao funcionário do Estado André Lara Resende, que, segundo FHC, era o cérebro da proposta.

André fez brilhante exposição e anunciou, ali, naquele instante, que deixava o Estado para voltar às atividades privadas (de banqueiro).

Ao lado do ansioso blogueiro, na plateia perplexa, um vice-presidente do Citibank perguntou: quantos chapéus o André veste ?

E comentou: quer dizer que agora ele vai competir comigo para tornar esse acordo possível, entre os bancos credores …

Esse acordo que ele montou ...

Ou seja, do Estado para a banca, em um segundo !

No lançamento do Plano Real, o Luiz Nassif – leia aqui suculenta entrevista com Nassif - sustentou, no excelente livro “Cabeças de Planilha”, que o Real - “concebido” por André, entre outros - foi fixado num nível que, por coincidência, beneficiava a posição do André, aí, já na condição de banqueiro privado.

Mais tarde, no Governo da deslavada Privataria Tucana na presidência do BNDES – de novo no Estado – André foi apanhado num grampo em que operava a privatizado em benefício do Daniel Dantas: fazer com que a Previ ajudasse o imaculado banqueiro a levantar grana.

E dizia que, se necessário, seria obrigado a usar a “bomba atômica”!

A bomba atômica era o Presidente da Republica, o Príncipe da Privataria.

A bomba foi tão devastadora, que o Presidente teve que demitir o André e o Ministro das Comunicações, Luiz Roberto Mendonça de Barros.

Se não demitisse, corria o risco de ser deposto !

(Naquela altura, o senador Suplicy (PSDB-SP), então no PT – revisor, por favor, não mexa aí … - era capaz de brandir uma capa da Carta Capital com a reprodução do grampo a exigir a cabeça dos dois.

Mas, não, da bomba atômica...)

Lá atrás, na passagem do Governo Sarney para Collor, Mario Henrique Simonsen levou André e Daniel Dantas ao jovem presidente eleito.

Teria sido de André a ideia de congelar a poupança !

Ele não foi para o Governo Collor: o congelamento da poupança o surpreendeu num banco privado !

De fato, esse Estado da Dilma e do Lula é, de fato, um horror !

Não dá mais para o André.

Ele não teria condições morais, intelectuais de participar de tanta patifaria !

Bom era o límpido “Estado patrimonialista” do Fernando Henrique !

De que o Andre participava e des-participava, para ganhar dinheiro na “iniciativa privada”.

E agora se dá ares de “pensador” do Estadão...

É esse “Estado patrimonialista do Fernando Henrique” que a Bláblá e o Dudu querem construir ?

André entrou para o livro Guinness de records na categoria “porta-giratória”.

 




Paulo Henrique Amorim


(*) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse. Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos,  estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia. E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance “O Brasil”.

(**) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.