Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 11 / 28 / Aécio faz homenagem a Dirceu Borboleta

Aécio faz homenagem a Dirceu Borboleta

Aécio devia exigir a devolução dos recursos e destiná-los ao transporte público
publicado 28/11/2013
Comments

 

 

O Conversa Afiada reproduz artigo do deputado Paulo Teixeira:


Dirceu Borboleta foi um personagem singular da teledramaturgia brasileira. Cidadão pusilânime, vacilante, incapaz de enfrentar a realidade, comungava com os malfeitos de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira, na novela “O Bem Amado”, exibida em 1973.

Nesta semana, 40 anos depois, quem fez uma bela homenagem a Dias Gomes foi o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Diante de tantos desmandos e malfeitos do governo tucano do Estado de São Paulo, o senador reuniu sua tropa de choque e partiu para cima do juiz, do delegado, do promotor, enfim, de todos aqueles que tomaram providências para apurar as denúncias, acusando-os de “utilizar o governo para tentar prejudicar o PSDB”.

O senador deixou de lado as fartas evidências da corrupção praticada pelo seu partido em São Paulo. Esqueceu até que uma das empresas, a Siemens, já assumiu a participação em conluios para a formação de cartel. Não se lembrou também que a justiça suíça condenou a Alstom por prática de corrupção junto ao governo tucano.

Aécio Neves protagonizou, no mínimo, um cena de ingenuidade política: acusou o deputado petista Simão Pedro de adulterar documento; o ministro da Justiça, de encaminhar o tal documento para a Polícia Federal; e o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de utilizar o cargo para prejudicar o PSDB. Nem uma palavra sobre formação de cartel, corrupção e outros desmandos praticados ao longo de 15 anos de reinado tucano em São Paulo.

As acusações de Aécio são dignas de um capítulo da novela “Bem Amado”. Sem apresentar provas ou perícias, a acusação desconhece que eram dois documentos, um dirigido à direção da Siemens no exterior e o outro, às autoridades brasileiras. Pouco importa se eram dois documentos. Bastava ao senador Aécio ler a versão em inglês, que descreve de maneira pormenorizada a sofisticada rede de corrupção, dando inclusive nomes às empresas envolvidas.

Para que essa encenação não fique com cara de tentativa de desviar a atenção do mau cheiro que exala do Palácio dos Bandeirantes, o senador Aécio Neves tem o dever de mostrar ao País que conhece de política mais que de lepidópteros (borboletas), cobrando a investigação das denúncias, a responsabilização criminal dos envolvidos e a devolução dos recursos, para destiná-los aos transportes públicos de São Paulo – de onde, aliás, foram desviados por seguidas reencarnações de Odorico Paraguaçu.

Paulo Teixeira é deputado federal (PT-SP).



Leia abaixo a nota do PT Nacional:


NOTA DO PT NACIONAL


O Partido dos Trabalhadores, através da Bancada estadual de São Paulo, denunciou no Ministério Público Estadual inúmeras irregularidades no Metro e na CPTM sob a administração do PSDB.

Recentemente, tais denúncias se confirmaram com o acordo de leniência assinado pela Siemens no Cade e reconhecendo a participação da empresa na formação de cartel e com as investigações na Europa envolvendo a Alstom, que indicaram a prática de corrupção para a prestação de serviços em governos do PSDB.

O Partido dos Trabalhadores parabeniza nossa Bancada estadual pela corajosa atuação de fiscalização do governo estadual e exige que as apurações sejam feitas, os envolvidos, afastados, e que os recursos desviados sejam devolvidos ao Estado de São Paulo.

Prestamos solidariedade a todos os deputados que se empenharam nas investigações e repudiamos qualquer tentativa de intimidação ao livre exercício do mandato, como a que foi feita ao deputado Simão Pedro, que atuou de maneira irretocável ao encaminhar o pedido de investigação ao Ministro da Justiça. Consideramos que tais ameaças visam desviar a atenção dos desmandos praticados com a denunciada conivência de altas autoridades que governaram São Paulo nos últimos 18 anos e evitar a elucidação do maior escândalo ocorrido no país.

São Paulo, 25 de novembro de 2013.



Rui Falcão

Presidente Nacional do PT


Borboleta e Odorico governaram Sucupira por 20 anos ...



Paulo Teixeira

Secretário Geral Nacional do PT