Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 09 / 22 / Comissão da Verdade. Não tinha ditador bonzinho

Comissão da Verdade. Não tinha ditador bonzinho

USP colaborava com a tortura
publicado 22/09/2013
Comments

O Conversa Afiada reproduz, por sugestão do Ivan Seixas, da Comissão da Verdade de São Paulo (porque a outra, em Brasilia, virou da 1/2 Verdade, inelutavelmente. Dedica-se às atrocidades na Síria):

Comissão da Verdade de SP: documentos oficiais dizem que não existiam os "porões da ditadura"

 

Documentos sugerem que presidentes militares comandavam centros de tortura

 

Reitoria da USP contribuiu com espionagem na ditadura militar, aponta documento

 

USP colaborou com a ditadura, revela documento




Em tempo: Comissão da Verdade e parlamentares visitam amanhã prédio do DOI-CODI

O presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damou confirmou hoje (22) que a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) irá integrar amanhã (23), a partir das 10 horas,  a comitiva de parlamentares na visita às instalações do antigo prédio onde funcionou, durante a ditadura militar, o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna). A entrada da parlamentar no atual prédio do atual Batalhão da Polícia do Exército, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, havia sido proibida mas o ministro da Defesa, Celso Amorim, suspendeu o veto dos militares.

Segundo Damous, o ministro Celso Amorim garantiu que não há restrições a qualquer nome.Além de Erundina, integrarão a comitiva que visitará as instalações do DOI-CODI o senadores João Capiberibe (PSB-AP) que preside a Subcomissão da Verdade, Memória e Justiça do Senado, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Ana Rita (PT-ES) e o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), integrante da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O procurador da República Antônio Cabral, que é do Rio de Janeiro e teve sua entrada no DOI-Codi vetada há algumas semanas, também estará presente.