Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 08 / 25 / Dr CRM. A escravidão no PiG. Edu vs Tacanhêde

Dr CRM. A escravidão no PiG. Edu vs Tacanhêde

Daqui a 10 anos ela vai dizer que foi a D Ruth quem fez o "Mais Médicos"
publicado 25/08/2013
Comments

 

O Conversa Afiada reproduz trecho do post do Edu, no Blog da Cidadania, a partir de entrevista do ministro Padilha - Alckmin, Padilha bem aí, de jaleco branco - aos blogueiros irremediavelmente sujos, neste sabado:

(...)

Diante do enfraquecimento das teorias sobre o preparo dos profissionais estrangeiros – sobretudo em relação aos cubanos –, por conta dos excelentes currículos deles e do nível de qualidade da Saúde em seus países de origem (Cuba tem indicadores de saúde melhores até do que os dos Estados Unidos)  e com o desmonte da teoria sobre “falta de estrutura”, agora as desculpas corporativistas dos médicos e a gritaria da oposição midiática foram buscar uma outra tábua de salvação.

Com o concurso de procurador do Ministério Público do Trabalho simpático à direita tucano-midiático-médica, esta passa a apelar para condições de “trabalho escravo” a que os médicos cubanos estarão sendo submetidos, já que não embolsarão diretamente os salários de cerca de 10 mil reais que receberão pela prestação de serviços no país.


(...)

Além disso, muitos dos médicos não-cubanos que estão chegando estavam desempregados em seus países, o que torna o exercício da profissão no Brasil muito mais compensador.

Para enterrar de vez essa história, basta saber que o acordo entre Brasil e Cuba foi referendado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que chancelou esse tipo de acordo entre a ilha caribenha e 58 países que receberam médicos cubanos.

Para quem não sabe o que é a OPAS, trata-se de organização especializada em saúde. Foi criada em 1902 e é a mais antiga agência internacional de saúde do mundo. É um organismo com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A OPAS/OMS também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Não se imagina que uma organização como essa apoiasse “trabalho escravo”, pois não?

Além de tudo que entidades médicas têm feito para desinformar a população que será beneficiada pelo Mais Médicos, agora elas dizem que “chamarão a polícia” para prender médicos cubanos que exercerem a profissão no país sem seu aval.

A afirmação é ridícula e não tem amparo legal. Segundo Padilha, todas as medidas judiciais das entidades médicas vêm sendo sucessivamente derrotadas. As entidades terão que cumprir a Medida Provisória que criou o Mais Médicos e expedirem carteiras de identidade provisórias que permitam aos médicos estrangeiros trabalharem no país.

(...)



Clique aqui para ler "Tijolaço ao Dr CRM: Core diante desta negra ! "


Aqui para "Mais médicos. Assim começa a xenofobia. "

Já aqui para "Americano rouba para ter médico"

Aqui para votar na trepidante enquente "Como identificar o Dr. CRM ?"

E, por fim, aqui para se divertir com o nascimento de um novo héroi: o Dr. CRM.