Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 07 / 05 / Lula reforça candidatura de Dilma

Lula reforça candidatura de Dilma

Na Alemanha, Lula repreende deputado que fala em "Lula de novo".
publicado 05/07/2013
Comments

O Conversa Afiada reproduz notícia do Valor, o PiG (*) cheiroso:


Lula defende Dilma e dá pito em deputado que pediu sua volta



Por Luciano Máximo | Valor

LEIPZIG, ALEMANHA  -  Depois de discutir fome e economia com líderes políticos e empresários africanos na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na Alemanha há dois dias para promover o Brasil junto a investidores e participar de um evento internacional sobre ensino técnico. Mas nem só negócios entraram na agenda do ex-presidente, que, invariavelmente, também falou de política.

No fim da tarde de quarta-feira, em Berlim, Lula se reuniu a portas fechadas com empresários espanhóis e alemães convidados pelo banco Santander. Comentou sobre o crescimento do país durante seu governo. Afirmou que a economia brasileira tem muito potencial, recomendando aos convidados investimentos, sobretudo na área de infraestrutura.

Um dos presentes relatou que o ex-presidente foi abordado pela mestre de cerimônia do evento, a apresentadora de televisão da Alemanha Dunja Hayali, sobre as manifestações que vêm ocorrendo no país. "Se o Brasil vai tão bem, por que as pessoas estão protestando?", questionou a jornalista. Lula respondeu que são protestos legítimos para forçar os governantes a melhorar os serviços públicos do país e acrescentou que a presidente Dilma Rousseff tem respondido politicamente muito bem às demandas apresentadas e que "ela não é uma líder de passagem, veio para ficar", dando a entender, mais uma vez, que sua candidatura nas eleições do ano que vem está descartada. Os anfitriões desse encontro foram Matías Inciarte Senco, vice-chairman do Santander, e Stefan Zoller, chairman da BDI, a Confederação da Indústria Alemã.

Nesta quinta-feira, desta vez em Leipzig, cidade de 500 mil habitantes a 150 km de Berlim, Lula voltou a defender sua afilhada política. Na saída de uma rápida reunião com uma delegação de 14 deputados federais e senadores brasileiros que participam de um evento internacional sobre ensino técnico, o World Skills 2013, o ex-presidente ficou nitidamente irritado quando, durante a pose para uma foto com os parlamentares, o deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF) não percebeu a presença de jornalistas brasileiros que acompanham o evento e gritou: "É  Lula agora, é Lula de novo!".

O ex-presidente fechou a cara e levantou a voz, num pito ao parlamentar na frente de todos os presentes: "Nada disso, não brinco com coisa séria". Logo em seguida, Lula se retirou para encaminhar sua volta ao Brasil, e o deputado Coubert Martins (PMDB-BA) confidenciou a um interlocutor: "É assim que se faz, tem que dialogar. Se ela [a presidente Dilma Rousseff] sentasse com a gente pelo menos dez minutos a coisa seria diferente".

Antes dos episódios, Lula se reuniura por cerca de 20 minutos com a delegação parlamentar, formada por deputados da base e da oposição que compõem as Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia do Congresso. Tratou de reforma política e das recentes manifestações. Segundo os relatos dos participantes, o presidente disse que ficou impressionado com a força das redes sociais e "que é preciso estar atento a esse instrumento de mobilização de massas".

Lula também aconselhou o Congresso a "ouvir de verdade, sem firulas", a sociedade e ampliar o diálogo com toda a população. Numa referência à reforma política, o ex-presidente disse que os parlamentares têm que procurar atender de forma rápida as demandas das ruas e que uma crise de representatividade política" (alusão aos protestos contra os partidos políticos nas manifestações pelo país) é uma lógica da ditadura", logo um problema de todos, "da direita e da esquerda".

(...)



(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.