Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2013 / 03 / 18 / Dilma não quer o Papa na eleição. Como em 2010

Dilma não quer o Papa na eleição. Como em 2010

Cruvinel lembra de Bento XVI de mãos dadas a Bláblárina (e ao Padim).
publicado 18/03/2013
Comments


Saiu excelente análise de Tereza Cruvinel, no Correio Braziliense: 

Dilma e o Papa



Há uma notável diferença de tom entre a mensagem da presidente do Brasil ao cardeal Ratzinger, por ocasião de sua renúnica como Papa Bento XVI, e a que ela enviou ao sucessor Francisco I, logo que foi escolhido. A primeira é protocolar, quase seca; a segunda visivelmente mais calorosa. Dilma Rousseff estará na missa de sagração, na terça-feira, e terá encontro reservado com o novo pontífice. Ela busca uma nova relação com o Vaticano. Não espera ganhar votos de católicos em 2014 com esta aproximação mas, pelo menos, evitar a hostilidade sutil esboçada pela Igreja à sua candidatura em 2010.

Recordando a mensagem a Ratzinger: “Ao findar o seu Papado, manifesto o meu respeito pela decisão de Vossa Santidade de renunciar à Cátedra de S. Pedro”. Ela cita alguns marcos do pontificado em relação ao Brasil, como a realização da CELAM em Aparecida, a canonização de Frei Galvão e a próxima jornada mundial da juventude, no Rio. Termina com um protocolar “desejo que essa nova fase de recolhimento o encontre com saúde e paz”. Já para o novo Papa Dilma escreveu: “Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa Francisco I e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino. Maior país em número de católicos, o Brasil acompanhou com atenção o conclave e a escolha do primeiro papa latino-americano. É com expectativa que os fiéis aguardam a vinda do papa Francisco I ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, em julho. Esta visita, em um período tão curto após a escolha do novo pontífice, fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que ligam o Brasil ao Vaticano”. Faltou dizer que fez a primeira comunhão quando estudava no Colégio Nossa Senhora de Sion de Belo Horizonte.

No círculo presidencial, a estratégia é confirmada. Ela foi dos primeiros governantes do mundo a confirmar presença em Roma e para isso cancelou uma viagem interna e antecipou parcialmente a mudança ministerial, deixando as pendencias com o PR e o PSD pára resolver depois que voltar ao Brasil. O Governo pretende oferecer todo o apolo logístico e material de que a Igreja precisar para a realização do grande evento que será a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio.

Dilma, confirma um colaborador, quer deixar para trás as fricções mal dissimuladas que teve com a Igreja na eleição de 2010, que chegaram a contar com uma manifestaçao do próprio Papa Bento XVI, recebida como restrição á sua candidatura, que ao longo do ano havia dividido os bispos brasileiros. Se ela tinha o apoio de progressistas como Dom Tomás Balduino e Dom Demétrio, conservadores liderados pelo paulista Nelson Westrupp chegaram a lançar um manifesto enumerando atos do PT a favor do aborto e condenando sua candidatura. Alguns padres pregaram contra ela nas missãs, por conta de antigas declarações relacionadas ao abordo. A três dias do segundo turno, Bento XVI recebeu a visita de bispos do Maranhão, dentro de um calendário de prestação de contas. Fez-lhes um discurso focado na condenação ao aborto, em que disse: “Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático é atraiçoado nas suas bases”. Acrescentou que, nestes casos, “”os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas”. Não citou Dilmas mas autorizou a ação dos dogmáticos. A campanha dela, na reta final, redobrou os esforços para neutralizar a imagem de candidata pró-aborto.

Reconstruindo sua relação com a Igreja ela já de fato ganhará se conseguir, pelo menos, evitar a repetição daquele clima hostil, que certamente favoreceu Marina Silva, evangélica e anti-aborto.

Navalha

E beneficiou o Padim Pade Cerra, esse baluarte dos mais sólidos dogmas da Santa Madre Igreja !

Com a derrota de D. Odilo, o mais curial dos candidatos a Papa, a Dilma se livrou de boa !

D. Odilo ia desembarcar na Globo para derrotá-la em 2014 !

 

Paulo Henrique Amorim