Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2012 / 12 / 08 / Na Alemanha, Nunca Dantes se encontra com sindicalistas e líder do SPD

Na Alemanha, Nunca Dantes se encontra com sindicalistas e líder do SPD

”Eu acho que tem gente no mundo que não quer paz, quem quer paz é o povo. A mesma ONU que criou o estado de Israel, por que que não cria o estado palestino?”, disse Lula.
publicado 08/12/2012
Comments


O Conversa Afiada republica texto do Instituto Lula:


Em Berlim, Lula se encontra com sindicalistas e com líder do SPD alemão



Nos dois encontros que teve hoje na Alemanha, o ex-presidente Lula defendeu a importância do diálogo como principal instrumento político. Pela manhã, Lula falou para cerca de 400 representantes sindicais alemães e convidados internacionais no congresso “Mudando o rumo para uma vida melhor”, do sindicato alemão de metalúrgicos, o IG Metall, em Berlim. À tarde, em um debate na sede do Partido Social Democrata Alemão, o SPD, Lula dividiu o palco com e ex-ministro de relações exteriores da Alemanha e líder da bancada do SPD, Frank-Walter Steinmeier.

O tema da crise internacional foi presente nos dois encontros. Na reunião com os sindicalistas, Lula advogou o desenvolvimento e a defesa do emprego como alternativas à austeridade para enfrentar a crise. O ex-presidente criticou o fato de que decisões dos encontros do G-20 em 2009 e 2010, que defendiam justamente o estímulo ao desenvolvimento dos países pobres e ao emprego como medidas para afastar a crise, não terem sido implementadas.

Otimista, Lula disse acreditar que “até 2020 o futuro do Brasil é de crescimento do emprego e das conquistas da sociedade brasileira”. “Só interessa ao Brasil ser a quinta economia do mundo se isso servir para melhorar a vida do povo”, e continuou: “Vocês que conquistaram esse padrão de vida não têm o direito de ficarem quietos vendo esses direitos serem retirados”.

Em seu discurso na IG Metall, Lula elogiou a democracia brasileira, lembrando as dezenas de conferências realizadas em seu governo com os mais diversos segmentos da sociedade. “Os brasileiros deram o exemplo de que uma democracia viva é melhor do que uma democracia em silêncio. Democracia é quando a sociedade toda se movimenta”.

À tarde, o líder do SPD, Frank-Walter, elogiou as mudanças na política externa do Brasil e disse que foi testemunha do empenho do brasileiro em botar em prática sua disposição para o diálogo. "O que o presidente Lula nos mostrou na América do Sul foi que apesar das diferenças de interesse entre os países, ele sempre optou por falar, mesmo com os parceiros difíceis. Essa política de inclusão dos parceiros mudou a América do Sul. E acho que mudou para melhor", completou.

Outras aspas do ex-presidente:

”Eu acho que tem gente no mundo que não quer paz, quem quer paz é o povo, mas tem governante que precisa da discórdia para poder ser importante. Senão, não teria nenhuma explicação a gente não ter paz no Oriente Médio. A mesma ONU que criou o estado de Israel, por que que não cria o estado palestino?”.

“Eu saí do Brasil e fui ao Irã contra a vontade de todo mundo. Eu estava convencido que era possível convencer o Irã a assinar o documento que a agência precisava. Eles me diziam assim ‘Lula, você é ingênuo. Você tá acreditando no Ahmadinejad e ele não fala a verdade’. E eu falei, eu sou ingênuo, mas eu acredito na política. Por que uma vez eu perguntei, nessa reunião de Princeton, Obama, você já conversou com Ahmadinejad? Não. Sarkosy, você já conversou com Ahmadinejad? Não. Angela Merkel, você já conversou com Ahmadinejad? Não. Berlusconi, você já conversou com Ahmadinejad? Não. Hora, se ninguém tinha conversado com o cara, que diabo de política é essa?”.