Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 09 / 23 / Palestino na ONU: chegou a hora

Palestino na ONU: chegou a hora

Abbas pede reconhecimento de Estado palestino pleno em discurso
publicado 23/09/2011
Comments

 

 

Leia no New York Times:


O ponto mais aplaudido de Abbas, Presidente da Autoridade Palestina, foi quando mostrou a copia da carta que tinha acabado de entregar ao Secretario Geral da ONU em que pede o reconhecimento pleno da Autoridade Palestina pela ONU.


Clique aqui para ler a reportagem do Estadão

 

 

Abbas pede reconhecimento de Estado palestino pleno em discurso

'Chegou a hora de o povo palestino conquiestar sua liberdade', disse o líder na Assembleia-Geral

NOVA YORK - O presidente da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), entregou nesta sexta-feira, 23, às lideranças da Organização das Nações Unidas (ONU) um pedido formal para o reconhecimento do Estado palestino, ignorando as pressões dos Estados Unidos e de Israel para abandonar a iniciativa. Abbas ainda pediu, durante seu discurso na Assembleia-Geral, que os israelenses "negociem a paz".

Durante meses, Abbas reiterou que levaria o pedido ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante o encontro. Washington e Tel Avi, porém, rejeitam a iniciativa. Os americanos advogam pelo retorno das negociações de paz antes do estabelecimento da Palestina, enquanto os israelenses acreditam que o pedido serve apenas para deslegitimar o Estado judeu.

Em seu discurso, Abbas disse que os palestinos continuariam a resistir pacífica e popularmente a ocupação israelense e advertiu que a construção de assentamentos nos territórios palestinos ocupados ameaça a solução dos dois Estados e a sobrevivência de seu governo, a AP.

(...)