Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 06 / 21 / Olimpíada de Matemática reúne 19 milhões de alunos de escolas públicas

Olimpíada de Matemática reúne 19 milhões de alunos de escolas públicas

Saiu no Blog do Planalto: Olimpíada de Matemática premia 504 alunos no Theatro Municipal do Rio.
publicado 21/06/2011
Comments

 

Saiu no Blog do Planalto:

Olimpíada de Matemática premia 504 alunos no Theatro Municipal do Rio


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é o cenário da Cerimônia Nacional de Premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2010), que acontece nesta terça-feira (21/6), no início da tarde. Com toda pompa, a solenidade marca a premiação 504 medalhistas de ouro, além de alunos com melhor pontuação de estados onde não se conquistaram medalhas de ouro.


E para dar prestígio à cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff estará no local junto com o governador Sérgio Cabral; do ministro da Educação, Fernando Haddad; do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; do diretor-geral do IMPA e diretor da OBMEP, César Camacho; de outras autoridades de várias regiões do país; de coordenadores regionais da OBMEP; e de professores e diretores da rede pública de ensino.


Realizada desde 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, a OBMEP mobiliza milhões de estudantes de quase todos os municípios do país e tem como principal objetivo contribuir para a criação de um ambiente estimulante ao estudo da Matemática entre alunos e professores das escolas públicas.


Alguns estudantes que conquistaram medalha de ouro na OBMEP 2010 e que participarão do evento no Theatro Municipal chamaram a atenção dos organizadores da Olimpíada. É o caso de Antonio Wesley de Brito Vieira, Clara Mariana Silva Oliveira, José Márcio Machado de Brito e Sandoel de Brito Vieira, alunos de uma escola pública de Cocal dos Alves, cidade de 5 mil habitantes localizada a 250 quilômetros de Teresina (PI), que ficaram com quatro das cinco medalhas de ouro conquistadas em todo o estado.


Outros destaques foram Maria Clara Mendes Silva, de 16 anos, de Pirajuba (MG), e Laura Ribeiro Franco, de 13 anos, de Senador José Bento (MG). Maria Clara foi escolhida para ser uma das representantes do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática. Portadora de deficiência visual total, Laura Franco foi a única aluna da cidade de 3 mil habitantes, no sul de Minas, a conquistar uma medalha de ouro.


“Sempre gostei de Matemática, mas posso dizer que a minha atual professora da matéria, Edna Maria Rodrigues, me incentivou decisivamente a estudar mais, quando inscreveu a escola pela primeira vez na OBMEP em 2005.”


Maria Clara diz que pretende cursar Matemática e tornar-se pesquisadora na área. Ela também sonha em dar aulas para outros alunos que queiram participar de futuras olimpíadas.


OBMEP 2011


Enquanto isso, a organização do evento divulgou o balanço das inscrições para a 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2011 encerradas no dia 3 de junho. São 18.707.632 estudantes inscritos de 44.673 escolas públicas. As provas da 1ª fase vão acontecer no dia 16 de agosto.



1ª Fase (16/08/2011): Aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.


2ª Fase (05/11/2011): Aplicação da prova discursiva (com 6 a 8 questões) em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa Fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada Nível, com melhor pontuação na 1ª Fase.


Navalha

Este Conversa Afiada já contou que foi o Nunca Dantes que, ao dar o prêmio aos vencedores de uma olimpíada para estudantes de escolas particulares, perguntou: e por que não fazer isso com as escolas públicas ?

Amigo navegante, quanto tempo você acha que o jornal nacional dedicou à entrega do prêmio ano passado ?

1/1000 do tempo que a urubóloga tem no Bom (?) Dia Brasil.

Clique aqui para ler “Globo quer se aproximar do povão – sugestões preciosas”.

Em tempo: o blog do Planalto também publicou o seguinte post: "Dilma: 'Tenho muito orgulho de ser presidenta de uma nação que conta com jovens tão determinados'".

 

Paulo Henrique Amorim