Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 2011 / 04 / 15 / Dias na Carta: caiu a máscara do FHC. É um instrumento da elite

Dias na Carta: caiu a máscara do FHC. É um instrumento da elite

Dias considera que FHC jogou fora a máscara da social-democracia.
publicado 15/04/2011
Comments


Na pág. 12 da CartaCapital desta semana, Mauricio Dias, na imperdível coluna "Rosa dos Ventos", faz uma uma análise do artigo do Farol de Alexandria em que replica o Justo Veríssimo - "quero que o pobre exploda" - e emprega a palavra que o perseguirá e ao PSDB: o povão.

Clique aqui para ler "FHC vai procurar a classe média no Facebook" e a intepretação que Santayana fez do malfadado artigo: "FHC esté onde sempre esteve: em si mesmo".

Dias considera que FHC jogou fora a máscara da social-democracia.

Sobre o que são "povão" e "classe média", onde um começa e o outro acaba, Dias considera que a "nomenclatura sociológica se embaralha".

Os sociólogos do iFHC vão passar o resto da vida a desembaralhar esse nó - sem saber como utilizar as "categorias" para ter voto.

Diz Dias: "O ex-presidente faz uma leitura muito particular da eleição de 2010. Ele acredita que o resultado traduz essa visão polarizada: Dilma 56,5% dos voto contra 43,9% do Serra".

Raymundo Faoro entra com a epígrafe da análise de Dias:

Disse Faoro, em 15/05/2002, sobre o cinzento governo FHC:

"Ele é um presidente definido por lei, que está fazendo o que o país dominante quer que ele faça".

Simples, não, amigo navegante ?


Paulo Henrique Amorim