Política

Você está aqui: Página Inicial / Política / 19 governadores querem a CPMF

19 governadores querem a CPMF

E o Alckmin? Sumiu? FHC nadou e rolou na CPMF...
publicado 15/09/2015
Comments
bessinha do jeito que o diabo gosta

Saiu no Globo:


Governadores da base aceitam negociar aumento da nova CPMF no Congresso


Primeira reunião já foi marcada para a quarta-feira da semana que vem na Câmara

BRASÍLIA — Em jantar na noite desta segunda-feira com ministros da área econômica e da articulação política, o governo conseguiu convencer os 19 governadores presentes a assumir a linha de frente para negociar, no Congresso, o aumento da alíquota de 0.20% para 0.38% para qdente Dilma nos disse: vamos fazer isso — contou Flávio Dino.ue a nova CPMF seja compartilhada com estados e municípios. Mais cedo, líderes da base no Congresso já tinham revelado a estratégia do governo de anunciar uma alíquota mais baixa, sem compartilhamento, para trazer governadores e prefeitos para dentro do Congresso para pressionar pela aprovação do novo imposto, com alíquota maior. A primeira reunião dos 27 governadores já foi marcada para a quarta-feira da semana que vem na Câmara, com lideranças de todos os partidos. O GLOBO mostrou na edição desta terça-feira que a CPMF poderá ser maior para atender os estados.

Mostrando que era uma estratégia previamente combinada com os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) , no jantar, diante da grita dos governadores contra a não inclusão de estados e municípios na partilha do bolo de R$ 32 bilhões da nova CPMF, coube ao ministro da Defesa, Jaques Wagner, mostrar o caminho para resolver o problema da exclusão:

— Olha, tem um caminho. Se vocês negociarem com o Congresso esse plus na alíquota, subindo para 0.38%, aí sim é possível o compartilhamento com estados e municípios — instruiu Jaques Wagner, que tem funcionado como um dos principais articuladores políticos da presidente Dilma Rousseff.
    
(...)

Um dos que mais reclamou da exclusão de estados e municípios do bolo de arrecadação pela União, caso a CPMF seja aprovada, o governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão, lembrou sua luta pela inclusão de estados e municípios na partilha da CPMF, desde os tempos do governo Fernando Henrique Cardoso. Pela proposta anunciada nesta segunda-feira por Levy e Barbosa, ao invés de custear a saúde, o novo imposto vai financiar o rombo da Previdência.

— Eu acho que precisa haver, sim, esse compartilhamento com estados e municípios. Vou defender que a proposta seja alterada. Os estados também tem um déficit de Previdência. Aliás, o grande gargalo do meu governo é a Previdência — reclamou Pezão.

(...)

Além das medidas discutidas, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pediu apoio da presidente Dilma e da equipe econômica para articular junto à cúpula do Judiciário para apertar o cumprimento de medidas de combate à sonegação e liberação das dívidas ativas.

— Temos cerca de 1 trilhão ajuizado. O CNJ poderia fazer um mutirão para arrecadação desse dinheiro sonegado. A presidente Dilma nos disse: vamos fazer isso — contou Flávio Dino.

registrado em: , ,