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Seleção vai jogar com o Facebook

CBF exibirá amistosos na rede social e nas TVs públicas
publicado 07/06/2017
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A propósito da atual briga da CBF com a Rede Globo - leia no Conversa Afiada: Seleção demite a Globo -, nova matéria da Carta Capital traz maiores informações:

A seleção brasileira vai a campo sem a Globo e com o Facebook


(...) a Confederação Brasileira de Futebol anunciou uma novidade na transmissão dos amistosos contra Argentina e Austrália, em 9 e 13 de junho, em Melbourne. As partidas serão exibidas pela estatal TV Brasil, pela TV Cultura, emissora pública de São Paulo, e pelo Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, sem a tradicional participação da Rede Globo.

Não se trata apenas de um chega pra lá definitivo da CBF na Globo, detentora dos direitos de transmissão dos jogos da Seleção há mais de duas décadas. É uma nova forma de a confederação aumentar suas receitas em cima do sucesso do escrete de Tite, primeira seleção a se classificar para a Copa da Rússia no próximo ano.

(...) Com a crise econômica e a receita de marketing em baixa na televisão, a CBF percebeu o potencial de aumentar o faturamento com a transmissão dos jogos sem a participação da Globo. Por esse motivo, colocou em prática a exploração do espaço no Facebook. Na mesa dos executivos da CBF estão os números de um levantamento do instituto Ibope Repucom, realizado em março, quando o time de Tite garantiu a vaga na Copa da Rússia, a respeito da presença das 40 maiores seleções nas mídias digitais. A Seleção Brasileira aparece na segunda colocação, com pouco mais de 17,4 milhões de inscritos. Perde para o México, com 17,6 milhões.

(...) A CBF vai cobrar 500 mil reais pelos direitos de transmissão no Facebook e a rede social espera vender suas cotas até alcançar o valor de 1,8 milhão de reais, de um total de 2,3 milhões da operação comercial. A inciativa do Facebook no futebol brasileiro não é novidade. A empresa participou da transmissão de dois jogos entre o Atlético Paranaense e o Coritiba, em março e abril, pelo Campeonato Paranaense. O primeiro confronto registrou 1,6 milhão de visua­lizações no Facebook e no YouTube. E o segundo, disputa pelo título estadual, alcançou 1,1 milhão.

“Experiências iniciais com eventos esportivos têm trazido grandes resultados para os fãs, radiodifusores e detentores de direitos. Trabalhamos com nossos parceiros para ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios, atingir novas audiências, monetizar seus conteúdos”, informa o Facebook, sem detalhar o acordo com a CBF. Não será surpresa se a confederação adotar esse modelo e vender os direitos de transmissão do Brasileirão e da Copa do Brasil ao Facebook a partir de 2019. (...)
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