PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / Em entrevista, Bolsonaro usa fake news sem o menor pudor

Em entrevista, Bolsonaro usa fake news sem o menor pudor

É o modus operandi bolsonarista
publicado 31/03/2020
Comments
12d24ab072da11eaaf5b0283001037571.png

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em entrevista a Sikêra Junior, da RedeTV, endossou uma fake news que se espalhou pela internet nos últimos dias.

Em uma pergunta sobre o número de mortes causadas pelo coronavírus, o apresentador informou como verdadeiro um caso falso de um borracheiro que teria morrido com a explosão de um pneu e tido como vítima da Covid-19.

“Já começa a aparecer algumas mortes por outras causas e estão colocando na conta do coronavírus. Eu vou dar um exemplo que aconteceu no final de semana em Pernambuco, vamos conferir se procede. Um borracheiro, consertando, trocando um pneu, estourou no rosto dele a calota, e no atestado de óbito dele colocaram como coronavírus. O senhor tem conhecimento disso? Se realmente estão colocando na conta do vírus?”, perguntou Sikêra.

“É, temos conhecimento desse fato específico que você falou, bem como de outros. Parece que há interesse de alguns governadores de inflar o número dos óbitos vitimados do vírus", respondeu o presidente.

Antes da entrevista de Bolsonaro na noite de segunda-feira (30/03), o governo de Pernambuco já havia desmentido a informação falsa

Fake news

Para contestar os números oficiais de mortes, internautas começaram a divulgar a fake news do “primo do porteiro”.

A mensagem dizia o seguinte: “Gente! O primo do porteiro aqui do prédio morreu porque foi trocar o pneu do caminhão e o pneu estourou no rosto dele. Receberam o atestado de óbito como se fosse a covid-19 [doença causada pelo coronavírus]. Eles estão indignados”.