PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2015 / 06 / 15 / Advogado critica Moro: a pior coisa é juiz midiático

Advogado critica Moro: a pior coisa é juiz midiático

Kakay também opinou sobre Barbosa: “absolutamente despreparado” e “não sabe nada de direito”
publicado 15/06/2015
Comments

 

 

O Conversa Afiada reproduz texto do site Justificando:



“A pior coisa que existe é juiz midiático”, diz Kakay




Juízes como Sergio Moro [Operação Lava Jato] e Fausto de Sanctis [Operação Satiagraha] são prejudiciais ao Poder Judiciário, declarou o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro. Segundo ele, a denominação de “heróis” que os juizes de casos midiáticos recebem da imprensa está relacionada à constante anulação por erros processuais dos casos conduzidos por esses magistrados.

Kakay disse achar o comandante da Operação Lava Jato “um juiz competente”, mas a transformação das palavras do magistrado em “verdade absoluta” é “um mal” para a Justiça, segundo ele. O advogado, que em 2008 conseguiu no STJ a anulação das escutas telefônicas determinadas por Sergio Moro no caso do grupo Sundown, também criticou a suspensão da distribuição de novos processos ao advogado paranaense. Segundo ele, “juiz de exceção [como Moro vem sendo tratado] só existe em país onde tem ditadura instalada”.

Diferentemente do juiz da Lava Jato, o agora Desembargador Fausto de Sanctis não recebeu nenhum elogio de Kakay. Para o advogado criminalista, o ex-juiz “se encantou com a mídia” na época em que comandava os grandes casos de corrupção do país, o que provocou erros processuais graves. Sanctis, que foi juiz de casos como a Operação Satiagraha e a Operação Castelo de Areia, teve a maior parte dos seus processos revisados ou anulados na Justiça. Em 2008, o magistrado mandou prender o banqueiro Daniel Dantas, que não só conseguiu a revogação da prisão no STF, como passou a processar Sanctis por “violação do dever funcional”.

O advogado, colega de Joaquim Barbosa na faculdade, também criticou o ex-ministro do STF, que, para ele, é “absolutamente despreparado” e “não sabe nada de direito”, além de “falsear a verdade”. Segundo Kakay, a  indicação de Barbosa  para o Supremo foi “um desastre”, e o jurista sempre foi “mal-humorado” e “humilhava as pessoas”.

Kakay é por vezes chamado de “Resolvedor-geral da República”, graças a sua vasta lista de clientes, que inclui 70 governadores, 3 ex-presidentes e 18 senadores com mandato vigente, “bancada” superior a do PMDB, maior partido do Senado. Além disso, o advogado criminalista já defendeu personalidades como Roberto Carlos, o publicitário do PT, Duda Mendonça, e o doleiro Alberto Youssef.

Rafael de Souza Oliveira é graduando de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e participante do projeto Repórter do Futuro.


Leia também:


Bye, bye, Moro! Fachin detona as delações!



Dirceu explica ao Moro pela 999ª vez!