PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2012 / 03 / 18 / Diretas Já - Kamel defende o que nem a Globo defende

Diretas Já - Kamel defende o que nem a Globo defende

A Globo e o Boni não sabem de nada !
publicado 18/03/2012
Comments



O amigo navegante deve estar preocupado, porque nestes últimos dias tivemos que interromper a publicação desta “Antologia da Treva”, que recupera textos do Diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, que estavam soterrados pelo tempo e a poeira num blog inativo.

É que o ansioso blogueiro meditou profundamente sobre a preocupação da Globo em aproximar-se da Classe C.

E como consegue ter um Diretor de Jornalismo que é contra o SUS, contra o Bolsa Familia, diz que não somos racistas e, portanto, não são necessárias cotas para entrar na universidade, e é a favor da remoção das favelas (mesmo onde há UPPs ?) ?

Talvez porque este Diretor de Jornalismo defenda a Globo em momentos cruciais – quando, por exemplo, ele ignorou o desastre da Gol, para que o jornal nacional levasse a eleição do Lula de 2006 para o segundo turno – clique aqui para ler “O primeiro Golpe já houve. Falta o segundo”.

Ou, talvez, porque o Diretor de Jornalismo da Globo, ali chamado de Ratzinger, defenda a Globo até quando a Globo não se defende.

Um prodígio !

Vejam o que o editor do Conversa Afiada, responsável pela seleta, selecionou para este domingo de sol.

É sobre a cobertura das Diretas Já, uma das paginas sombrias da Globo:

O Globo – 24/09/2003 - http://www.alikamel.com.br/upload/data/2003.09.24.pdf

Diz o nosso editor:

Kamel escreve um texto que talvez explique porque ele se tornou diretor geral de jornalismo na Globo.


Título: “A Globo não fez campanha, fez bom jornalismo”.


Trata-se da cobertura das Diretas Já.


Kamel abre o texto com elogios aos serviços que o JN prestou ao País ao longo de sua história e chega a ser ufanista com relação à cobertura em questão. O tom é muito mais simpático à emissora que o próprio institucional da Globo, que traz a seguinte reflexão de Boni sobre a cobertura:


“Naquele momento, a pressão sobre Roberto Marinho foi intensa. Foi uma frustração para mim e para toda a equipe de jornalismo, uma tristeza para o Armando Nogueira e a Alice-Maria, não poder fazer a cobertura de maneira adequada. Nós ficamos limitados pelo poder de audiência que a TV Globo tinha. Isso foi uma tristeza muito grande, mas naquele momento o Dr. Roberto não podia resistir.”


O mesmo texto institucional traz: “A Globo registrou esses comícios pelas Diretas nos seus telejornais locais. Naquele primeiro momento, as manifestações não entraram nos noticiários de rede por decisão de Roberto Marinho.”


A Globo e o Boni não sabem de nada !

Quem sabe é o Kamel !

Em tempo: o Conversa Afiada reproduz comentário do amigo navegante Marco Aurelio Mello:

Marco Aurélio Mello

PH, o próprio Paglia admitiu em alto e bom som, no meio da redação, que Kamel havia pesquisado e levantado um VT não exibido do arquivo. Perguntei ao Paglia porque ele não desfazia este mal entendido, então. Ele respondeu candidamente: “Há certas coisas que é melhor a gente não mexer.” Mas, Paglia, é a história do Brasil, disse estupefato. Anos depois, encontrei na TV Record o Valdir Zwetsch que confirmou: “o VT foi gerado para o Rio, mas o JN naquela noite optou por exibir uma nota coberta informando apenas tratar-se de festejos do aniversário de São Paulo.” Esse Kamel, viu… Kkkkkkkkkkkkkk



Paulo Henrique Amorim