PIG

Você está aqui: Página Inicial / PIG / 2010 / 05 / 04 / O desmentido do desmentido do Serra: a Globo engoliu o "Deus" ?

O desmentido do desmentido do Serra: a Globo engoliu o "Deus" ?

publicado 04/05/2010
Comments


Saiu no Cloca News:

COMO FUNCIONA O ESQUEMA DA “IMPRENSA” PARA LIMPAR A BARRA DE JOSÉ SERRA

Por Daniel Lopes, do blog Index

G1, ClicRBS e os repórteres que escutam demais

Não é com muita frequência que a grande mídia atualiza a seção Erramos, então assuntem: o G1 soltou nota dizendo que “errou ao informar” que Serra “fez uma comparação entre fumantes e ateus”.

Na verdade, essa é a segunda versão da nota. A primeira, que peguei enquanto esboçava este post, dizia que o portal “reproduziu incorretamente” a fala do pré-candidato. Provavelmente, corrigiram a nota de correção porque enfim decidiram que, “Fala?! Que fala? Mas se não houve fala nenhuma, bleh!”.

Se o repórter errou mesmo, foi, como dizem aqui na sinuca, um erro muito doido. O que Serra teria dito, digo, não teria dito, é o seguinte:

"A pessoa que fuma sabe que o cigarro vai fazer mal, mas continua assim mesmo. Depois, adoece e mesmo assim continua fumando. Assim é uma pessoa sem Deus. Sabe que Ele está ali, mas não o procura".

A suposta fala causou alguns protestos entre “pessoas sem Deus” na blogosfera e no Twitter.

A nota do G1 diz agora que a reportagem “já foi corrigida”. Na nova versão, a transcrição acima não foi retificada, foi simplesmente extirpada. Ou melhor, substituída. Idem na página do ClicRBS. Não existem mais nos textos as palavras "pessoa", "adoece", "fumando" ou "procura". É a ficção orwelliana fazendo escola no jornalismo brasileiro.

Clique aqui para ler a íntegra.