Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / Trump não deixa chinês comprar empresa estratégica

Trump não deixa chinês comprar empresa estratégica

Macron já tinha estatizado estaleiro que chineses queriam
publicado 14/09/2017
Comments
Muro.jpg

O paredón do C Af será menos invasivo

Trump bloqueia aquisição de fabricante americana de semicondutores por empresa chinesa


O presidente Donald Trump bloqueou nesta quarta-feira (13) as tentativas, por uma estatal chinesa, de adquirir uma fabricante americana de semicondutores. Trump afirmou que a venda seria uma ameaça à segurança nacional dos EUA.

Segundo o Departamento do Tesouro, a compra da Lattice Semiconductor Corporation pela Canyon Bridge Fund, uma empresa do governo chinês, poderia prejudicar o fornecimento de componentes eletrônicos "sensíveis" ao governo americano.

A administração Trump adotou uma postura agressiva perante a China em assuntos de comércio internacional e segurança. O governo já lançou diversas investigações sobre o impacto dos negócios de Pequim na segurança nacional americana.

(...)

Na França:

Macron estatiza estaleiro nacional


De amigo navegante:

Macron estatiza grande estaleiro naval de Saint-Nazaire para impedir que o controle da empresa passe para a Itália e para a China. Parece que os liberais da França são mais pragmáticos e menos dogmáticos que os nossos.

Via Le Monde:



O governo optou por nacionalizar o estaleiro STX, em vez de confiar as chaves ao grupo italiano Fincantieri. Esta operação "temporária" pretende "defender os interesses estratégicos da França", disse o ministro da Economia.

(...) A operação foi formalizada na quinta-feira, 27 julho pelo ministro da Economia, Bruno Le Maire, e deve ser implementada até sexta-feira à noite. (...) Esta é a primeira decisão presidencial importante em uma matéria industrial. Em um setor no qual muitos previram um programa de privatização, o recém-eleito presidente Emmanuel Macron abre seu governo com uma nacionalização muito inesperada. (...)

O futuro de Saint-Nazaire, um local histórico do qual zarparam navios tão famosos como o Normandie ou o Queen Mary 2, era acompanhado de perto pelo governo há anos. Durante a última crise no setor, quando a carteira de pedidos dos estaleiros estava vazia, o governo agiu preventivamente para evitar um fechamento permanente.

(...) Para a esquerda, a decisão de Emmanuel Macron de nacionalizar os estaleiros é bem-vinda. "O interesse industrial e estratégico das oficinas de Saint-Nazaire justifica o interesse do Estado", aprova Boris Vallaud, deputado do Partido Socialista.