Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / Trump, Irã e China derrubam as bolsas

Trump, Irã e China derrubam as bolsas

Não vai sobrar caco para as privatagens do gatinho angorá
publicado 23/03/2018
Comments
Sem Título-10.jpg

(Crédito: Nikkei Asian Review)

De Sarah Ponczek, na Bloomberg (clique aqui para ler o original, em inglês):

Bolsas despencam na maior queda semanal desde 2016


As bolsas norte-americanas despencaram, impondo ao índice S&P 500 a sua maior perda semanal em mais de dois anos, em meio à preocupação de que uma guerra comercial e juros de empréstimo mais altos poderiam sufocar o crescimento global.

O índice Dow Jones Industrial caiu para o seu nível mais baixo desde novembro, puxado por perdas nesta sexta-feira envolvendo diversas empresas, da 3M Co. até a Goldman Sachs Group Inc. O S&P 500 caiu para o seu menor índice desde o colapso da volatilidade no início de fevereiro.

Mercados globais tentam evitar qualquer risco, após a China anunciar retaliação contra a proposta tarifária que o Presidente Donald Trump anunciou na quinta-feira. O embaixador da China nos Estados Unidos não descartava a possibilidade de o país asiático reduzir a compra de títulos do Tesouro em resposta às tarifas.

Essa foi uma péssima semana para os mercados de alto risco: a aproximação de uma guerra comercial, o setor de tecnologia sendo sacudido pelo escândalo de invasão de privacidade do Facebook e os dados mostrando que o crescimento da Europa está sendo contido. A Nasdaq100 caiu 7,3% nesta semana, a maior queda desde 2015.

Acionistas já se preparam para a possibilidade de redução do crescimento, à medida que o Federal Reserve reitera seu compromisso de aumentar os juros.

"Existe um cabo de guerra entre aperto do FED, estímulo fiscal, fortes ganhos mas vendas reduzidas e, agora, tarifas e potenciais guerras comerciais", disse Jason Browne, estrategista-chefe de investimento do FundX Investment Group.

Ações:

- O S&P 500 caiu 2.1%, para 2,588.24, enquanto o Dow Jones Industrial se retraiu em 1.8%, para 23,532.30 e a Nasdaq despencou 2.4% para 6,9992.67. Na semana, as perdas foram: S&P 500: -5,9%; Dow Jones: -5.7%; e Nasdaq: -6,5%.

- O índice Stoxx Europa 600 caiu 0.9% e o MSCI Asia Pacific despencou 2.6%.

- O índice FTSE 100, do Reino Unido, caiu 0.4%, após encostar no seu nível mais baixo em mais de 15 meses

- O índice MSCI do Mercado Emergente caiu 2%.

Em tempo: sobre o gatinho angorá, não deixe de consultar o trepidante ABC do C Af