Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / Tortura: Argentina envergonha o Brasil

Tortura: Argentina envergonha o Brasil

Assassinos dos "voos da morte" são condenados
publicado 30/11/2017
Comments
1964.jpg

Do Brasil de Fato:

Na Argentina, 29 militares são condenados à prisão perpétua por voos da morte


Na Argentina, 29 militares foram condenados, nesta quarta-feira (29), à prisão perpétua por terem sido considerados culpados pela realização dos chamados “voos da morte”. A prática era uma das formas de extermínio dos presos desaparecidos no país e consistia em lançar pessoas no mar, muitas vezes ainda vivas, após detenção e tortura.

Esse foi o terceiro julgamento de militares argentinos por crimes contra a humanidade cometidos na Escola de Mecânica da Armada (Esma). Além das 29 prisões perpétuas, os juízes condenaram 19 ex-militares a sentenças que variam de oito a 25 anos de prisão.

(...) Hoje transformada em Espaço para a Memória e para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, a Esma foi o mais famoso centro de detenção clandestino da Argentina durante a ditadura militar do país, que durou de 1966 a 1973. Lá ocorreram partos clandestinos e foram realizadas várias práticas de tortura. (...)

Com as sentenças proferidas, o número de militares presos na Argentina chega a 449, enquanto 553 se encontram em prisão domiciliar.
registrado em: ,