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Moro, a Alemanha não vai deixar Audi e Mercedes afundarem

Dieselgate vai punir pessoas, não destruir as empresas
publicado 19/06/2018
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Moro conseguiu entregar as empresas a qualquer um que não fosse brasileiro; nenhum juiz alemão cometeria tal crime (Reprodução: Notre Dame News)

A partir do post "Globo descobriu que Moro quebra as empresas", o Conversa Afiada recebeu de atento amigo navegante duas notícias que mostram que, ao contrário do Judge Murrow, a Justiça da Alemanha vai punir indivíduos, não destruir empresas: 

Presidente da Audi é preso na Alemanha pelo caso ‘dieselgate’


O presidente da Audi, Rupert Stadler, foi preso nesta segunda-feira, 18 de junho, por seu suposto envolvimento no caso das emissões de veículos a diesel do grupo Volkswagen, conhecido como dieselelgate. Segundo um porta-voz da montadora alemã, as autoridades do país devem determinar agora se o diretor permanecerá detido.

O Ministério Público de Munique anunciou na semana passada que havia iniciado uma investigação contra Stadler e outro membro do conselho executivo, que acusa de ter cometido os crimes de fraude e falsificação de documentos. O Ministério Público ordenou buscas nas casas particulares de Stadtler e do outro membro do conselho executivo, não identificado, para reunir documentação sobre a manipulação que a Audi poderia ter feito em seus veículos com motores a diesel.

O Ministério Público alemão incluiu o presidente da empresa dos quatro anéis entre os suspeitos acusados de fraude e propaganda enganosa pelo escândalo das emissões de veículos a diesel do grupo Volkswagen. Além disso, na semana passada fez buscas no apartamento de Stadler e disse que está investigando 20 suspeitos, entre os quais figura outro integrante da diretoria da empresa. (...)

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Novo Dieselgate: 774 mil carros a diesel da Mercedes serão recolhidos na Europa


Foi no final do mês passado que começaram a surgir as primeiras notícias de uma alegada manipulação aos motores a diesel de alguns carros da Mercedes, estimando-se que seriam perto de 600 mil veículos, das Classe C e Classe G, equipados com software preparado para apresentar valores reduzidos de consumo e emissões durante os testes de homologação.

Agora, depois de investigado o caso e de uma reunião entre o CEO da Daimler e o ministro alemão dos transportes, sabe-se que serão 774 mil os veículos que podem ser chamados às oficinas para regularizar o funcionamento dos motores.

(...) Apesar do recall estar confirmado pela fabricante, o certo é que este não assumiu intenção deliberada na manipulação dos valores das emissões, ao contrário do que a Volkswagen fez, assumindo a culpa. (...)