Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / Franceses tomam as ruas contra o aumento dos combustíveis

Franceses tomam as ruas contra o aumento dos combustíveis

Caminhoneiros brasileiros: Macron, saia do trono!
publicado 01/12/2018
Comments
Untitled-22.jpg

Manifestações dos "coletes amarelos" começaram em 17/XI (Crédito: Le Monde)

Do G1:

Manifestantes que protestam contra o aumento no preço dos combustíveis e a perda de poder aquisitivo entram em confronto com a polícia na Avenida Champs-Elysées, em Paris, na manhã deste sábado (1º). Pelo menos 140 foram detidas, de acordo com os jornais "Le Monde" e "Libération".

Protestos em todo o país reuniram 36 mil pessoas neste sábado, segundo estimativa do primeiro-ministro, Edouard Philippe. Cerca de 5500 manifestantes com "coletes amarelos" fluorescentes (gilets jaunes, em francês) foram à Champs-Elysées.

Um grupo de manifestantes, encapuzados e mascarados, tentou forçar o bloqueio montado pelas forças de segurança para fazer controles e identificações. Latas de lixo foram derrubadas e queimadas.

A tropa de choque respondeu com bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água. O Arco do Triunfo foi tomado por uma nuvem de fumaça. A Polícia informou que 65 pessoas ficaram feridas (11 das forças de segurança).

Os manifestantes que vieram pacificamente para protestar foram pegos no fogo cruzado na avenida. Entre eles, Chantal, uma aposentada de 61 anos que tentava evitar se aproximar da confusão.

Para a aposentada, "Macron deve descer de seu pedestal, entender que o problema não é o imposto, é o poder de compra. Todo mês eu tenho que mexer na minha poupança".

(...)


Avenue Kleber, em Paris, após confronto entre  "coletes amarelos" e policiais (Crédito: Le Monde)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!