Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / Bolsonaro não vai sediar Conferência do Clima de 2019

Bolsonaro não vai sediar Conferência do Clima de 2019

Não assina Acordo de Paris e copia Trump
publicado 28/11/2018
Comments
Sem Título-18.jpg

Do G1:

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (28) que recomendou ao futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que não fosse realizada no ano que vem no Brasil a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 25.

A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e como as nações podem trabalhar para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, que provocam a elevação da temperatura no planeta.

Nesta quarta, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota segundo a qual, após "análise minuciosa dos requisitos" para sediar a COP 25, o governo brasileiro decidiu retirar a oferta para receber a conferência, em razão de restrições fiscais e orçamentárias e do processo de transição para a próxima administração.

“Houve participação minha nessa decisão. Nosso futuro ministro, eu recomendei para que evitasse a realização desse evento aqui no Brasil", afirmou Bolsonaro.

(...) No começo de setembro, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro ameaçou retirar o Brasil do Acordo de Paris (assinado por 195 países com o objetivo de reduzir o aquecimento global) porque, no entendimento dele, o Brasil teria de abrir mão de 136 milhões de hectares na Amazônia e isso afetaria a soberania nacional.

(...)

Em tempo: a COP 25 se propõe justamente a negociar a execução do Acordo de Paris, aquele que o Bolsonaro, durante a campanha eleitoral, prometeu rasgar. À época, ele disse que "o que estaria em jogo seria a soberania nacional". Hoje, afirmou que quer "evitar controvérsia entre o governo e setores ambientalistas".

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!