Mundo

Você está aqui: Página Inicial / Mundo / Amorim e a Palestina: Trump é um irresponsável!

Amorim e a Palestina: Trump é um irresponsável!

E o Brasil? Não tem nada a dizer?
publicado 15/05/2018
Comments
Gaza.jpg

Marcha da insensatez faz 58 mortes (Créditos: Adel Hana/AP Photo)

O Conversa Afiada publica serena reflexão de Celso Amorim, o maior chanceler:

Caro Paulo,

A trágica situação da Palestina, cujo povo é privado da possibilidade de construir de forma plena e desimpedida seu próprio Estado, vem se agravando de forma dramática. O Governo Obama pouco fez para melhorar as perspectivas de Paz. Mas Trump tem agido de forma irresponsável. Suas atitudes em relação ao Oriente Médio, por inspiração do PM de Israel, armavam incendiar de vez a sofrida região.

Ao final do Governo Lula, o Brasil deu um grande passo, reconhecendo o Estado Palestino e foi logo imitado por muitos países da nossa região. 
Também no caso do Irã buscamos uma solução pacífica, mostrando que o entendimento e o diálogo eram o melhor caminho, que foi finalmente o que levou ao acordo agora denunciado por Washington.

Brasília nada diz a respeito ou, se diz, o faz de modo imperceptível. Está programada, segundo leio nos jornais, uma vista oficial, distante a qual seriam assinados acordo importantes, inclusive na área de defesa.

Será que os quase sessenta palestinos mortos não sensibilizam nossos governantes de fato? É preciso dizer não ao muro, não à matança de jovens palestinos, não a acordos com Israel em áreas sensíveis, especialmente em momentos como este, marcados pela truculência genocida do governo israelense, estimulada pela marcha da insensatez que tomou conta de Washington!