Você está aqui: Página Inicial / Janot absolve único tucano da Lava Jato

Janot absolve único tucano da Lava Jato

Anastasia era o bode expiatório – era.
publicado 29/08/2015
Comments
bessinha iabadabadu

Saiu no Globo:


Lava-Jato: PGR pede arquivamento de inquérito contra Antônio Anastasia no STF


Defesa do senador tucano já havia pedido trancamento das investigações

por Carolina Brígido

BRASÍLIA – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de arquivamento do inquérito contra o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG). Para Janot, não há elementos mínimos para justificar a continuidade da investigação. Caberá ao relator da Lava-Jato no tribunal, ministro Teori Zavascki, formalizar o arquivamento.

No dia 16, a defesa de Anastasia pediu o trancamento das investigações. Os advogados desqualificaram o depoimento do ex-policial Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, que entregava dinheiro a diversos políticos por ordem do doleiro Alberto Youssef. O ex-policial disse, em depoimento, que entregou R$ 1 milhão em 2010 a uma pessoa parecida com Anastesia. Depois, Youssef negou que tenha pedido a Careca para entregar qualquer quantia ao tucano.

— O arquivamento era a única solução que nós esperávamos. Na verdade, o nosso desejo era que fosse esclarecido a quem esse rapaz Careca teria entregue esses valores, se é que entregou. O depoimento do Alberto Youssef foi muito categórico dizendo que o dinheiro não foi entregue ao senador. Isso é suficiente para o arquivamento, por falta de indício de verdade daquilo que o Careca disse — afirmou o advogado Maurício Oliveira Campos, depois de saber do arquivamento.

(…)