Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Trump fecha a porta a brasileiros. Nem a subserviência de Bolsonaro foi suficiente...

Trump fecha a porta a brasileiros. Nem a subserviência de Bolsonaro foi suficiente...

Kennedy: só o "fora, Bolsonaro" ajudaria o Brasil a combater o coronavírus
publicado 25/05/2020
Comments
Untitled-5.jpg

(Alan Santos/PR)

Por Kennedy Alencar, em seu blog - A restrição aos voos do Brasil para os Estados Unidos era uma decisão que vinha sendo anunciada fazia tempo pelo presidente Donald Trump. Ele já havia comentado a situação de descontrole da pandemia no Brasil.

Do ponto de vista sanitário, a medida de Trump faz sentido no momento em que a Organização Mundial de Saúde diz que o epicentro da pandemia está agora na América Latina e que o Brasil é o país mais preocupante.

Política e eleitoralmente, Trump precisava tomar uma medida para proteger a população da Flórida, Estado mais visitado pelos brasileiros. A disputa entre Trump e Joe Biden está apertada na Flórida, visto como um Estado decisivo para obter maioria no Colégio Eleitoral.

Logo, os motivos eleitorais se uniram aos sanitários para barrar a entrada de brasileiros no país em geral e na Flórida em particular. Haverá eleições nos EUA em 3 de novembro.

Para o Brasil, a decisão contribui para prejudicar ainda mais a imagem internacional do país. Além das implicações nas viagens internacionais de brasileiros, que passam a ser vistos todos como suspeitos de transmissores do coronavírus, há os efeitos econômicos e políticos. O maior isolamento no cenário internacional resultará em mais danos à nossa economia.

A boa relação pessoal entre Trump e o presidente Jair Bolsonaro, cultivada pela subserviência do brasileiro ao americano, não foi suficiente para evitar a medida da Casa Branca. Na verdade, esse complexo de vira-latas do Bolsonaro é o que marca com os EUA, sem nenhum benefício real para o Brasil. Só rendeu perdas de espaço e prestígio no cenário internacional.

Esse quadro de terra arrasada no Brasil, de pandemia fora do controle, é uma obra de Bolsonaro. E Trump sabe disso. A resposta de Bolsonaro ao coronavírus tem sido completamente errada e contribuído para agravar os efeitos da pandemia, aumentando o número de casos e mortes no país.

O Brasil não tem ministro da Saúde, não possui estratégia nacional de combate ao covid-19 e não tem governo capaz de formular essa resposta ao mais grave problema de saúde pública do planeta em 100 anos.

Bolsonaro age como um genocida devido à sua incompetência, despreparo e irresponsabilidade ao lidar com a covid-19. Enquanto São Paulo fazia uma ginástica para emparelhar feriados e manter o isolamento social num grau mais alto, vimos o presidente mais uma vez estimular aglomerações e dar o pior exemplo possível para conter o coronavírus. O presidente promove uma tragédia.

Só o afastamento de Bolsonaro do poder permitirá ao Brasil elaborar uma resposta eficiente ao coronavírus e começar a reconstruir o país a partir de ruínas deixadas pelo atual governo. Não enxergar que Bolsonaro já deveria estar respondendo a um pedido de impeachment ou a uma denúncia do procurador-geral da República custará caro aos brasileiros. Mais vidas serão perdidas e pior será o país para as próximas gerações.

A única coisa que pode ajudar o Brasil no combate ao coronavírus é “Fora, Bolsonaro”.