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Procon notifica Smart Fit por dificultar cancelamento de matrículas

Redes sociais mobilizam boicote contra a rede do empresário bolsonarista
publicado 04/06/2020
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O Procon-SP notificou nesta quarta-feira 3/VI o grupo Bio Ritmo, dono da rede de academias Smart Fit, após ter recebido 838 reclamações de consumidores durante a pandemia do coronavírus. A maioria das queixas vem de clientes que não conseguiram cancelar seus contratos.

Apenas entre 1º e 3/VI, o órgão recebeu 400 reclamações contra a empresa. Nas redes sociais, clientes afirmam que a rede de academias exige que os pedidos de cancelamento sejam feitos presencialmente. As unidades do grupo, porém, estão fechadas.

A empresa tem sido alvo de campanhas virtuais que estimulam boicotes e cancelamentos depois que o bolsonarista Edgard Corona, dono das redes Bio Ritmo e Smart Fit, foi um dos alvos da operação da Polícia Federal que investiga esquemas de fake news.

"Temos recebido mais de 80 protocolos contra a empresa por dia. A Smart Fit, pelo que parece, não tem negociado nem atendido ao consumidor durante a pandemia. Não atendem o telefone e não fazem cancelamento por email", afirma Rodrigo Tritapepe, diretor de atendimento do Procon-SP.

Procurada, a Smart Fit diz que não fará cancelamentos enquanto as academias estiverem fechadas. "Porém, não existe qualquer prejuízo aos clientes, uma vez que as mensalidades não estão sendo cobradas", afirma em nota. Existem, no entanto, relatos de cobrança de mensalidade mesmo em meio à pandemia, sem que haja devolução do valor pago.

Com informações da Folha de S.Paulo