Economia

Você está aqui: Página Inicial / Economia / Parlamento da Áustria veta acordo entre União Europeia e Mercosul

Parlamento da Áustria veta acordo entre União Europeia e Mercosul

E agora, Bolsonaro?
publicado 18/09/2019
Comments
Untitled-21.jpg

O Parlamento austríaco aprovou nesta quarta-feira 18 uma moção que obriga o governo a vetar a aprovação do acordo comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul.

A proposta contou com o apoio de todos os partidos do Parlamento, com exceção do NEOS, de orientação liberal, que apoia o acordo - desde que sejam feitas algumas modificações.

O Partido Social-Democrata da Áustria (SPÖ), por exemplo, classifica a decisão do Parlamento como "um grande triunfo para os consumidores, o meio ambiente, a proteção dos animais e os direitos humanos".

O partido conservador ÖVP, atualmente o mais representativo no Parlamento, surpreendeu ao também apoiar a proposta.

Até mesmo o FPÖ, de extrema-direita, disse que o acordo "já é história" e que a Áustria não pode se ajoelhar diante dos interesses da indústria.

A Áustria realizará eleições gerais no próximo dia 29, nas quais se formarão um novo Parlamento e um novo Executivo.

O novo governo será obrigado a aplicar esse veto ao acordo UE-Mercosul no Conselho Europeu, onde todos os países da UE estão representados e que deve ratificar o acordo.

Pouco depois da divulgação da notícia, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), comentou:

Com isso, o acordo fica enterrado, pois o Conselho Europeu precisa de unanimidade. Todos os partidos apoiaram a moção, EXCETO os neoliberais do NEOS. Até a extrema-direita apoiou! 

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!